Campeonato do Mundo de Rali Aéreo "aterrou" em Santa Cruz

05.09.2016

400 pessoas envolvidas, 18 países representados, 31 aeronaves, 51 tripulações e centenas de curiosos de “olhos postos no céu”, estiveram ontem no Aeródromo de Santa Cruz - Torres Vedras, para assistir à cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo de Rali Aéreo, o primeiro a realizar-se em Portugal.

Centenas de pessoas aguardaram pela passagem dos F16 da Força Aérea Portuguesa e assistiram à apresentação e desfile dos elementos das 18 equipas presentes neste evento internacional. Seguiu-se uma demostração de paramotor e o momento protocolar com as intervenções do presidente do Aeroclube de Torres Vedras e diretor de prova, Comandante João Francisco; do presidente da Federação Portuguesa de Aeronáutica, Carlos Trigo; do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes e do representante da Federação Internacional de Aeronáutica (FAI).
A cerimónia terminou com a realização de algumas acrobacias aéreas por parte de uma patrulha composta por 3 pilotos formados pelo Aeroclube de Torres Vedras – Yak Stars.

Até 10 de setembro, o Mundial de Rali Aéreo “aterra” em Santa Cruz com provas sem ajuda à navegação, de cumprimento de horários na passagem de pontos pré-estabelecidos, de observação e de aterragem de precisão numa estrutura em apenas 2 metros. Este é o primeiro evento mundial com aviões que se realiza em Portugal, onde são definidos os campeões mundiais, quer a nível de seleções nacionais (atualmente a Polónia) e de equipas/tripulações (Air France), bem como o campeão do mundo de aterragens de precisão (comandante Air Berlim).
Durante os dias de realização do campeonato, além da competição, o Aeródromo de Santa Cruz vai acolher espetáculos de acrobacia aérea, concertos e workshops sobre aeronáutica.

O Aeroclube de Torres Vedras, em representação de Portugal, candidatou-se em 2012 à organização da prova junto da Federação Aeronáutica Internacional, no sentido de afirmar o seu aeródromo, o mais ocidental da plataforma continental europeia, enquanto Centro Nacional de Aviação Desportiva e integrar a competição na comemoração dos 85 anos do aeródromo e dos 70 do aeroclube.

Visite Santa Cruz! Venha ver os aviões!

Última atualização: 29.10.2019 - 16:55 horas