Carreiras foi cenário para atividade da iniciativa “(a)Riscar o Património”

06.10.2023

À semelhança de anos anteriores, o Município voltou a associar-se às Jornadas Europeias do Património por meio da iniciativa “(a)Riscar o Património - Heritage Skeching”.

Recorde-se que esta é uma iniciativa da Direção-Geral do Património e da Associação Urban Sketchers Portugal, a qual envolve atualmente 15 municípios portugueses (um dos quais Torres Vedras), e que se traduz num encontro anual de desenho que teve em 2023 a sua 10.ª edição, sob o tema “Património Vivo”. As atividades da iniciativa “(a)Riscar o Património” que se realizam no Concelho são organizadas pela Câmara Municipal e têm contado com a parceria de juntas de freguesia.

A aldeia das Carreiras foi o local do Concelho onde este ano se realizou a atividade da iniciativa “(a)Riscar o Património”, o que aconteceu com o envolvimento da Junta da Freguesia da União das Freguesias de Carvoeira e Carmões. Assim, no passado dia 30 de setembro, 35 desenhadores passaram a manhã e a tarde a registar nos seus cadernos o aglomerado urbano das Carreiras e a paisagem rural envolvente, em interação com os habitantes locais. O Centro de Interpretação do Teatro das Carreiras e a igreja da localidade foram os locais que mereceram uma especial atenção por parte dos desenhadores.

De referir ainda que o Município associa-se à iniciativa “(a)Riscar o Património" desde a sua primeira edição, o que expressa o seu compromisso para com a educação patrimonial e a promoção da cidadania cultural. No âmbito dessa associação já foram abordados, por meio do desenho, o centro histórico de Torres Vedras, o Convento da Graça, a antiga cerâmica da Ermegeira, o Mercado Municipal, a Quinta da Folgorosa, o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, a Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, a vila do Turcifal, o edifício da Câmara Municipal, a Escola Básica de Torres Vedras, a Escola Secundária Henriques Nogueira, o Centro de Artes e Criatividade e a sua área envolvente, o Parque Verde da Várzea e o Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul (situado na Assenta) e espaços próximos do mesmo.

Última atualização: 09.10.2023 - 10:54 horas