Castro do Zambujal, uma viagem pelo Calcolítico!

01.05.2016

Castro do Zambujal

Hoje vamos recuar até ao 3º milénio a.C. para um reencontro com as origens da história de Torres Vedras numa visita a um dos mais complexos povoados fortificados pré-históricos existentes na Península Ibérica, o Castro do Zambujal.

Território de características naturais únicas, este povoado Calcolítico terá sido estrategicamente eleito por mercadores egeus que se instalaram na faixa marítima da Península Ibérica para extração e comercialização de minerais destinados ao abastecimento dos centros metalúrgicos do Mediterrâneo Oriental. A escolha do local da construção desta fortaleza assentou, essencialmente, em três desígnios: a existência de pedra, matéria-prima utilizada para a construção arquitetónica do povoado, a defesa, tirando partido das escarpas que dificultavam o acesso e a proximidade ao rio, utilizado como via de comunicação e comercialização. Os habitantes do Castro do Zambujal dedicavam-se a atividades relacionadas com a prospeção, mineração e metalurgia do cobre, mantendo relações comerciais, tanto no território peninsular, como por toda a Europa.

A partir de Torres Vedras, tome a Estrada Nacional 9, em direção à costa e, na localidade da Ribeira de Pedrulhos, siga as setas que o levarão a este povoado descoberto por Leonel Trindade em 1938. Do alto do Castro, a beleza histórica, paisagística e natural é contagiante, emoldurada pelo rio Sizandro, o mar e a Ribeira.

Aproveite o PR 4 – Rota do Castro do Zambujal, prepare um piquenique, e percorra trilhos naturais que o levarão a conhecer uma necrópole do mesmo período, o Tholos do Barro, monumento funerário posicionado no Monte da Pena, um miradouro natural de onde se deslumbra uma vista privilegiada sobre a cidade. Contacte a Your Cultural Escape, anfitriões do território que o levarão numa visita guiada pelo património cultural e natural numa verdadeira viagem pelo tempo…

E porque há muito para descobrir, fique por cá no Pátio da Figueira, e não falte à inauguração da exposição “Histórias do Zambujal” – 50 Anos de Investigação do IAA em Torres Vedras, no Museu Municipal Leonel Trindade no dia 27 de maio.

Your Cultural Escape - Visitas Guiadas

Rua José Eduardo César, 4 – 2ºC