Centro Educativo de Runa acolhe projeto de residências artísticas

15.03.2019

Fotografia da reunião

O Centro Educativo de Runa vai participar no projeto “R-A Residências Artísticas | 2018-19”, que tem por objetivo incorporar as práticas artísticas no quotidiano das crianças do 1.º ciclo do ensino básico. Este projeto está integrado no Programa de Educação Estética e Artística, da Direção-Geral da Educação, em articulação interministerial com o Ministério da Cultura, e conta com a colaboração ativa das autarquias dos concelhos envolvidos.

Neste âmbito realizou-se, no dia 13 de março, uma reunião de preparação na qual estiveram presentes a pianista e música convidada, Gabriela Canavilhas, o embaixador Regional do Programa de Educação Estética e Artística, Saul Falcão, a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, a adjunta do diretor do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Maria Carolina Leonardo, e o professor da turma abrangida pela iniciativa, Júlio Laranjeira.

Durante a semana de 18 a 22 de março, a pianista Gabriela Canavilhas irá realizar um trabalho sistemático com os alunos e o professor da turma de 1.º e 3.º ano de escolaridade desta escola, no sentido de desenvolver o conhecimento musical, bem como promover a aprendizagem e experimentação do processo de criação artística no domínio instrumental.

Ao longo da residência artística, a música convidada vai trabalhar com os alunos a obra Sinfonia dos Brinquedos que será apresentada num espetáculo final, no próximo dia 22 de março.

Este projeto teve início no ano letivo 2016 -2017 com uma experiência-piloto que decorreu na Escola Básica de Caxinas, em Vila do Conde. O objetivo é envolver não só as comunidades educativas, mas também proporcionar o desenvolvimento do gosto pela arte e a criação de hábitos culturais através da vivência de experiências marcantes e transformadoras.

Última atualização: 18.03.2019 - 12:33 horas