Cerimónia de abertura das comemorações do bicentenário das "Linhas de Torres Vedras"

13.11.2009

Tribuna da Cerimónia de Abertura das Comemorações

"Aqui se derramou o suor e o sangue de muitos portugueses. Aqui se garantiu a independência de Portugal. Aqui se defendeu, com unhas e dentes, a nossa identidade e o nosso modo de ser contra aqueles que queriam forçar a nossa liberdade." Foram estas as palavras do Presidente da República na cerimónia de abertura das Comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras.

Cavaco Silva lembrou as Linhas de Torres Vedras como "obra ímpar de organização militar no terreno" e homenageou os heróis das Linhas de Torres junto ao obelisco evocativo, na Praça 25 de Abril.

Um batalhão de militares dos três ramos das forças armadas prestou Honras Militares ao Chefe de Estado, acompanhados da Banda Militar do Exército e de uma secção de militares de infantaria e artilharia trajados à época da construção das Linhas, acompanhados de duas bocas de fogo também da época.

Além do Presidente da República usaram ainda da palavra o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, e o Comissário das Comemorações, Manuel Clemente. Estas cerimónias contaram ainda com a presença do ministro da Defesa, Santos Silva, do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, do embaixador da Grã-Bretanha, Alexander Ellis, da embaixadora da Noruega, Inga Magistad, do Governador Civil de Lisboa, Jorge Andrew, entre outras entidades militares e civis.

Saiba mais sobre as Comemorações em www.linhasdetorresvedras.com

Publicado: 22.04.2013 - 18:23 horas