Cerimónia evocativa do Bicentenário das Guerras Peninsulares

03.04.2008

Personalidades ilustres estiveram em Torres Vedras, no dia 2 de Abril, para presenciar uma cerimónia evocativa do Bicentenário das Guerras Peninsulares.

O Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, o Presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, Dr. Júlio Miranda Calha, outros Deputados destes organismo, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Luís Pinto Ramalho, e o Embaixador do Reino Unido, Dr. Alexander Ellis, participaram nesta acção que teve início com uma visita ao Arquivo Municipal onde se deram a conhecer alguns documentos históricos relacionados com as “Linhas de Torres” e as invasões francesas.

O Programa da cerimónia prosseguiu com honras militares na Rua Santos Bernardes, a que se seguiu uma visita ao Forte de S. Vicente, guiada pelo Major-General António Mascarenhas.

Após os discursos do Chefe do Estado-Maior do Exército, do Presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, do Presidente da Câmara Municipal e do Presidente da Assembleia da República, naquele último local, foi descerrada uma Placa alusiva ao Bicentenário das Guerras Peninsulares, também no Forte de S. Vicente.

A comitiva dirigiu-se posteriormente ao Museu Municipal, onde o Major-General António Mascarenhas deu continuidade à sua abordagem às “Linhas de Torres” e às invasões napoleónicas, tendo nesse espaço se realizado a sessão de lançamento do livro “Guerras Peninsulares: roteiro histórico”, da autoria das Professoras Maria Noémia Santos e Teresa Gomes Pereira.
Publicado: 22.04.2013 - 18:16 horas