Comitiva de Torres Vedras visitou Lagos

18.05.2016

Foi dentro de um agradável espírito de confraternização que uma comitiva de Torres Vedras, composta por cerca de 50 pessoas, se deslocou a Lagos no passado fim-de-semana, 14 e 15 de maio, para uma visita de cortesia e de trabalho com o objetivo de aprofundamento das relações estabelecidas entre estas cidades.

Muito bem recebida pela Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Joaquina de Matos, membros do executivo e presidentes de juntas de freguesia de Lagos, a comitiva torriense teve a possibilidade de definir, com o município anfitrião, algumas estratégias de cooperação ao nível educativo, cultural e institucional que resultem num estreitamento das relações de geminação e intercâmbio e numa promoção dos dois municípios, numa primeira fase em termos culturais e etnográficos. Para um futuro próximo prevê-se o desenvolvimento de cooperação a um nível mais técnico, que passa pelos seguintes eixos:

Eixo 1 – Educação
Aprofundamento da relação entre o Agrupamento de Escolas São Gonçalo de Lagos e o Agrupamento de escolas de Lagos.

Eixo 2 – Cultura
Criação de uma comissão conjunta com eleitos locais e a comunidade científica para as comemorações dos 595 anos (2017) do falecimento de São Gonçalo, servindo de início ao ato preparatório da Comissão dos 600 anos (2022) da morte de São Gonçalo.

Eixo 3 – Economia
Lançamento de um programa dedicado à mostra e comercialização de vinhos de Torres Vedras, em hotéis e restaurantes de Lagos;

Eixo 4 – Desporto
Elaboração de um protocolo de cooperação entre a Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e o Ginásio Clube de Lagos para a promoção da Ginástica;

Eixo 5 – Ambiente
Criação de um modelo de parceria no âmbito do projeto “Quality Coast” e adaptação às alterações climáticas.

Eixo 6 – Associativismo
Aprofundamento da relação entre o Rotary Clube de Torres Vedras e o Rotary Clube de Lagos.

A comitiva de Torres Vedras, composta pelo Presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, pelos vereadores Laura Rodrigues e Bruno Ferreira, membros da Assembleia Municipal, presidentes de junta de freguesia, professores da Escola S. Gonçalo de Lagos e representantes de associações comerciais e culturais do Concelho de Torres Vedras, foi guiada por uma visita pelo Centro Histórico de Lagos, com passagem obrigatória pelo Centro Cultural, Igreja de Santo António, muralha, nicho e estátua de S. Gonçalo, tendo a visita terminado com um agradável passeio de barco pelas grutas da Costa D’Oiro.

Torres Vedras e Lagos são municípios geminados desde julho de 2009, pela ligação à figura de S. Gonçalo, nascido em Lagos e falecido em Torres Vedras. Foi sobre a existência desta memória histórica comum que nasceu a amizade, a cooperação e a geminação entre os municípios.

A Câmara Municipal de Torres Vedras agradece o acolhimento e cooperação manifestados pelo Município de Lagos e deixou o convite para que os lacobrigenses visitem, já no próximo mês de junho, a nossa tradicional Feira de São Pedro.

Última atualização: 04.02.2020 - 16:48 horas