Concelho continua a ser retratado por meio de evento aquarelístico

07.07.2023

Imagem de execução de trabalhos em Matacães

Torres Vedras, Matacães e Porto Novo foram este ano os locais por onde passou o Encontro Nacional de Aguarela.

Coproduzida pela Câmara Municipal e pelo aguarelista António Bartolo, a quarta edição deste encontro realizou-se nos passados dias 1 e 2 de julho, com a participação de 22 aguarelistas: Alan Rolle, Alcida Pepino, André Kano, Arnalda Maia, Bruno Vieira, Carla Fernandes, Carla Neves, Cláudia Cardoso, Cristina Mateus, Filomena Lourenço, Isabel Santos, João Casaca, José Barbosa, José Ferreira, Lurdes Morais, Maria Paula Tolentino, Madalena Santos, Maria de Freitas, Maria Eleonora Magalhães, Maria Luísa Avelar, Paulo Marques e Rosa Parrot.

De referir que o Encontro Nacional de Aguarela nasceu de uma ideia apresentada por António Bártolo e que o Município acolheu, dado o potencial da mesma no âmbito da promoção turística e cultural do território do Concelho, por via da prática artística. O incentivo à criação artística, na técnica da pintura a aguarela, tem, de resto, já tradição no Concelho, tendo origem no Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz, organizado regularmente pelo Município, o qual conta atualmente com 12 edições.

Tendo em conta os objetivos alcançados com esse encontro internacional e o seu sucesso, realiza-se, desde 2018, no Concelho, um encontro de aguarela de âmbito nacional, sendo que uma das premissas do mesmo é visitar, a cada edição, diferentes freguesias.

A esse propósito, refira-se que a realização da 4.ª edição do Encontro Nacional de Aguarela contou com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e da União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira.

E foi na manhã do dia 1 de julho, com uma receção efetuada pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, no Porta 5, aos seus participantes, que teve início a edição deste ano do Encontro Nacional de Aguarela. Recorde-se que o Porta 5 é um espaço cultural sediado no centro histórico de Torres Vedras, zona de vasto interesse patrimonial que se oferece a conhecer em todas as edições do evento. Já a tarde foi passada a pintar na aldeia de Matacães, onde os aguarelistas puderam ficar a conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e exploraram recantos pitorescos dessa povoação.

No seu segundo dia, o 4.º Encontro Nacional de Aguarela seguiu para o litoral, mais concretamente para Porto Novo, local onde os participantes foram acolhidos pelo presidente da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Nuno Cosme. Os mesmos, depois de um dia em que descobriram alguns dos locais mais inspiradores da zona de Porto Novo, reuniram-se no Centro Interpretativo do Mar e Zonas Costeiras, onde dialogaram acerca da experiência tida e partilharam os resultados dos seus trabalhos.

Refira-se, por fim, que as pinturas resultantes do 4.º Encontro Nacional de Aguarela poderão ser observadas entre 16 de agosto e 15 de setembro na sede da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, e, entre 1 e 7 de abril do próximo ano, no espaço Aguarela, em Santa Cruz.

Última atualização: 07.07.2023 - 13:12 horas