Concelho tem acolhido trabalhos arqueológicos

18.02.2013

O passado do concelho tem sido literalmente escavado por meio de várias campanhas arqueológicas realizadas nos últimos anos.

A partir das efetuadas no Castro do Zambujal surgiu um projeto interdisciplinar que alargou os trabalhos arqueológicos realizados neste local a outras áreas relacionadas com o mesmo, nomeadamente à sua zona próxima do Rio Sizandro e da Ribeira de Pedrulhos. Nesse âmbito geógrafos da Universidade de Frankfurt am Main, dirigidos por Heinrich Thiemeyer e Rainer Dambeck, investigaram por meio de perfurações efetuadas entre 2001 e 2008 o desenvolvimento dos vales daquelas vias fluviais ao longo do Holocénico (aproximadamente os últimos 10 mil anos), o que revelou resultados surpreendentes: esses vales eram muito mais profundos - 16m no caso da Ribeira de Pedrulhos e 25m no caso do Rio Sizandro, entre os VI e II milénios a. C.

Por outro lado, nos últimos cinco anos, Nina Lutz e Leonel Trindade (Jr.) identificaram vários novos sítios arqueológicos no vale do Rio Sizandro, tendo nessa sequência se investigado uma sepultura coletiva encontrada num abrigo perto da Quinta de Bolores (Varatojo), um trabalho que contou com a colaboração da universidade norte-americana de Iowa (orientado por Katina Lillios). Este sítio foi escavado entre 2007 e 2012, tendo sido estudadas ossadas encontradas no mesmo, de entre elas as de seis crianças. No mesmo período, a antropóloga Ana Waterman analisou todos os materiais antropológicos do Neolítico e Calcolítico conservados no Museu Municipal Leonel Trindade, incluindo os da Cova da Moura e do Castro do Zambujal.

As escavações no Castro do Zambujal têm prosseguido sob a direção de Michael Kunst (do Instituto Arqueológico Alemão) e vão continuar este ano, assim como as pesquisas geoarqueológicas no Rio Sizandro, que serão estendidas ao Rio Alcabrichel. Já a Universidade de Iowa pretende estender as suas investigações sobre a Idade do Bronze (II milénio a. C.) a outras áreas do concelho.

A Câmara Municipal tem apoiado estes trabalhos por intermédio do Museu Municipal.

Publicado: 22.04.2013 - 18:33 horas