Conferência marca o início do projeto “Conhecer para preservar | Ouriço-do-MAR”
27.04.2021
O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR” teve início com uma conferência online sobre o tema “A importância do Oceano, o ouriço-do-mar”, que decorreu no dia 21 de abril.
A iniciativa, que contou com 60 participantes, teve como objetivo divulgar o projeto “Conhecer para preservar | Ouriço-do-MAR” junto da comunidade escolar e restante sociedade civil, bem como sensibilizar para a importância da biodiversidade das zonas costeiras, nomeadamente do ouriço-do-mar. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer mais sobre o crescimento azul e as profissões azuis.
O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, deu início à conferência, que contou com a participação de oradores da Autarquia, do Externato de Penafirme, da Direção-Geral de Política do Mar, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da Universidade de Évora e da Fragrantetítulo - Associação cultural.
O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-MAR”, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, pretende aumentar os níveis de Literacia do Oceano nas escolas e na sociedade em geral. Esta operação, financiada pelo EEA Grants (aviso Smallgrants #3 – Apoio às iniciativas para educação – Literacia do Oceano), conta com a parceria do Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul”, do Ministério do Mar.
Sobre o EEA Grants
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt