Torres Vedras

Conjunto escultórico de Santo António e do Menino Jesus

28.10.2019

Trata-se de um conjunto escultórico situado no largo da Igreja de Santo António, nos Campelos.

Com esta escultura a população dos Campelos pretende homenagear o seu padroeiro. Pode-se ler junto à escultura “Santo António / Doutor Evangélico / O Povo de Campelos / Com o seu padroeiro / Quer em Jesus fazer comunidade / Na concórdia e na Paz”.

Este trabalho foi desenvolvido tendo como matriz a simplicidade e a humildade.

Segundo referiu Jorge Damas no dia de inauguração e bênção da obra, efetuada pelo bispo António Vitalino: “O menino Jesus e Santo António estabeleceram-se entre nós na simplicidade e humildade. Não em pedestais elevados, mas antes acessíveis, à nossa espera para nos transmitirem a sua mensagem e nos convidarem à intimidade”.

Também segundo refere Jorge Damas no livro Memórias e História da Paróquia de Campelos: “O conjunto representa St.º António, sentado num banco comprido que se prolonga nos dois lados de si mesmo. No seu colo tem uma bíblia aberta.

O Santo convida-nos a sentar ao seu lado para escutar a palavra de Deus.

O Menino Jesus encontra-se de pé e em frente de St.º António. É um rapaz adolescente e possui uma vara nas mãos com a qual desenha peixes no chão. Os peixes, que eram o símbolo secreto utilizado pelos primeiros cristãos, simbolizavam e simbolizam nesta obra os cristãos que surgem pela ação de Jesus e que se espalham pelos quatro cantos do mundo”.

 

  • Autoria: António Quina
  • Data de inauguração: 25 de outubro de 1997
  • Localização: Largo de Santo António, Campelos

voltar ao topo ↑