Construção de ponte na variante a A dos Cunhados foi adjudicada

09.07.2020

Fotografia aérea da zona onde vai ser construída a ponte

A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou, na reunião de câmara realizada no dia 7 de julho, a adjudicação da empreitada de construção de uma ponte sobre o Rio Alcabrichel, na variante a A dos Cunhados.

A obra foi adjudicada à empresa Arouconstrói - Engenharia e Construções S.A., por cerca de 845 mil euros mais IVA. A empreitada deverá ficar concluída no prazo máximo de 300 dias a contar da data da sua consignação ou da data em que o dono da obra comunique ao empreiteiro a aprovação do plano de segurança e saúde, caso esta última seja posterior.

De referir que a variante a A dos Cunhados, uma obra com uma extensão de 3 km, permite o desvio do tráfego do interior desta vila, especialmente de veículos pesados.

Com a construção desta via, a ligação entre a EN8-2 e Santa Cruz passando pela EM562 passará assim a fazer-se de uma forma mais segura, cómoda e rápida, com óbvias vantagens tanto para os utentes da via, que não necessitam de passar pelo interior de A dos Cunhados, como para os residentes desta localidade.

A obra da variante a A dos Cunhados iniciou-se, relembre-se, com a limpeza e movimentação de terrenos, o alargamento dos troços existentes, a regularização do pavimento e a construção de infraestruturas de saneamento básico, tendo posteriormente se aplicado tout-venant e revestimento superficial betuminoso.

Em termos do seu traçado, foram aproveitados alguns troços de caminhos existentes, sendo que o troço nascente, entre a futura ponte e a EM562, será completamente novo.

Fotografia: Google Earth

Última atualização: 09.07.2020 - 17:01 horas