Torres Vedras

COVID-19: Métodos de confeção de máscaras caseiras

21.04.2020

Imagem que demonstra graficamente os passos explicados no texto, relativamente ao método com costura.

A utilização de máscaras previne a dispersão do vírus através da tosse e de espirros, protegendo os outros da sua potencial infeção. As máscaras podem ser utilizadas de forma generalizada pela população, devendo ser considerada enquanto medida complementar que não põe em causa as medidas de distanciamento e isolamento social implementadas até ao momento, nem as recomendações de saúde e etiqueta respiratória.

Existem vários métodos de confeção de máscaras caseiras através de materiais que, geralmente, se encontram em casa, sendo possível optar por métodos com ou sem costura. 

Para fazer uma máscara caseira através de um método com costura, comece por cortar dois retângulos de tecido de algodão com 25x15 cm. Sobreponha os dois retângulos. Dobre 3 cm dos lados maiores para dentro e cosa em todo o comprimento, fazendo o mesmo nos lados mais curtos.

Passe um elástico por dentro das bainhas mais curtas. Dê um nó nas pontas e esconda-o dentro das bainhas. Junte o elástico ao tecido da bainha e ajuste de ambos os lados, para que a máscara fique ajustada ao rosto. Cosa os elásticos, dando um ponto em cada canto, de forma a não escorregar.

Caso opte por um método sem costura, comece por cortar a parte inferior de uma t-shirt cerca de 20 cm acima da bainha. Escolha uma das extremidades e corte uma tira com 15 cm de comprimento. A largura da fita deve permitir que sobre tecido de ambos os lados. Depois, corte a extremidade dessas pontas que restaram. Para utilizar a máscara, aperte as fitas em redor do pescoço e sobre a cabeça.

Se preferir outro método para fazer uma máscara caseira sem costura, comece por dobrar ao meio um tecido de algodão com 30x30 cm. Volte a dobrar, desta vez de cima para baixo e, depois, de baixo para cima. Coloque elásticos nas extremidades a cerca de 15 cm de distância. Dobre as pontas do tecido para o meio e encaixe-as uma na outra.

Estes métodos são recomendados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América. As máscaras devem ser lavadas regularmente na máquina de lavar, dependendo da frequência com que são utilizadas.

Publicado: 21.04.2020 - 19:37 horas
voltar ao topo ↑