Dia internacional da Pessoa Cigana assinalado com a partilha de testemunhos

oficina “Inspira-te”

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoal Cigana, assinalado a 8 de abril, foram desenvolvidas duas atividades com o objetivo de partilhar o testemunho de cidadãos membros da comunidade cigana quanto ao seu percurso de vida e convidar à discussão de temas relacionados, como exclusão social, direitos e deveres, discriminação, educação e pobreza.

A primeira atividade, inserida na Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, decorreu no dia 19 de março e consistiu na apresentação de Israel Paródia, o primeiro médico/estudante de medicina de etnia cigana em Portugal a assumir publicamente a sua etnia. Perante uma plateia de 70 alunos dos 8.º e 9.º anos, Israel falou sobre a sua experiência e desafios, numa sessão informativa do programa Roma Role Models, uma iniciativa do Projeto InSchool – Inclusive Schools: making a difference for roma children.

Este é um projeto conjunto da União Europeia e do Conselho da Europa que pretende aumentar a consciência do público geral e profissional sobre os benefícios e valor de uma educação inclusiva. Tem como objetivo também apoiar a capacidade das escolas, educadores e autoridades no setor da Educação para melhorar o ambiente educativo e processos de governança, de modo a darem resposta às necessidades de todas as crianças, independentemente da sua situação socioeconómica, etnia, língua ou outras diferenças.

A segunda atividade realizou-se no dia 8 de abril, em parceria com o Politécnico de Leiria (IPL), e teve como oradores os mediadores interculturais Emanuel Fernandes, da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Emília Seabra, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, que participaram na oficina “Inspira-te”, com os seus testemunhos.

Na plateia assistiram alunos do Curso de Serviço Social do IPL e também os técnicos e dirigentes da Associação Impulsar, de Leiria, que se encontra pela 1ª vez a desenvolver o programa Escolhas diretamente com a comunidade cigana desse município.

O Dia Internacional das Pessoas Ciganas tem como propósito promover a inclusão dos membros da comunidade cigana na sociedade, dando a conhecer a sua cultura e história. Por outro lado, pretende-se mobilizar a sociedade civil e os decisores políticos para a execução de políticas públicas que mitiguem os efeitos da pobreza e exclusão que esta comunidade sofre.

Publicado: 23.04.2024 - 10:47 horas