Dia Internacional do Voluntário assinalado pela Câmara Municipal

08.12.2012

O Dia Internacional do Voluntário (5 de dezembro) foi assinalado pela Câmara Municipal (por meio do Banco Local de Voluntariado) com uma instalação artística colocada na entrada do seu edifício multisserviços, mediante a qual foi possível deixar mensagens relacionadas com a temática da efeméride.

Esta iniciativa constituiu uma associação do Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras à comemoração daquele dia instituído pela ONU em 1985.

Integrado no Plano de Desenvolvimento Social de Torres Vedras (Rede Social), o Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras surgiu como uma resposta social necessária e foi implementado em janeiro de 2006 pela Câmara Municipal. Atualmente existem nesta estrutura 140 voluntários, 37 entidades promotoras e 5 projetos que atuam em áreas de interesse que vão da solidariedade social, ao ambiente e cultura, passando ainda pela educação, saúde, desporto e proteção civil.

Destacamos algumas mensagens deixadas na instalação artística alusiva ao Dia Internacional do Voluntariado:

“A verdadeira caridade é implacável como a luz e invisível como o perfume. Dá o calor, dá a alegria, mas não se deixa tocar, nem ver… O voluntariado é um tesouro que se aumenta ao dividi-lo…” [Paulo Fernandes]

“Altruísmo e Solidariedade são valores intrínsecos ao voluntário. A prática destes valores promove o seu crescimento interior e expressa o respeito pela dignidade humana. Obrigada pelo tempo e dedicação.” [Teresa Patrocínio]

“Parabéns! A quem ajuda a plantar a semente do voluntariado que ajuda a colher frutos.” [Teresa Silvestre]

“O voluntário distribui sorrisos, espalha abraços e reparte alegrias. Com isto, preenche o seu coração e “aquece” outros corações.

É dar um pouco de ti… e tu tens tanto para dar!” [Sofia]

“Para ser voluntário

Não basta ter vontade.

É ser solidário