Dia Mundial da Poesia comemorado em Torres Vedras

24.03.2012

Imagem da exposição "A Bola Gigante da Poesia"

A poesia “invadiu” Torres Vedras no dia 21 de março.

Alunos e performers estiveram durante esse dia por vários locais desta cidade a declamar poemas, interpelando dessa forma os transeuntes e lembrando à população a comemoração do Dia Mundial da Poesia.

Um dos pontos altos da iniciativa foi a inauguração na Casa Jaime Umbelino da exposição “A Bola Gigante da Poesia ” (que tem como base poemas elaborados por alunos da Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares a partir de um desafio do projeto Fábrica das Histórias), a qual foi antecedida de uma sessão de leitura de poemas acompanhada de apontamentos musicais, no Parque Verde da Várzea, que se denominou “Banquete de Respigadores”.

Outro ainda dos pontos altos da atividade foi uma tertúlia poética noturna que teve lugar no BOC e no decorrer da qual se dinamizou um concurso de declamação de poemas.

De referir também que no âmbito da iniciativa o trabalho vencedor da mais recente edição do concurso de homens-estátua Static (intitulado “Reviver Pessoa” e da autoria de Carlos Ferreira) esteve patente na Praça da República; foi exibido no Teatro-Cine o filme Florbela (nos dias 20 e 12 de março); foram disponibilizados poemas no Edifício Multi-Serviços da Câmara Municipal; e as livrarias de Torres Vedras proporcionaram descontos na aquisição de livros de poesia.

Esta comemoração do Dia Mundial da Poesia foi organizada pela Câmara Municipal em parceria com as escolas secundárias de Madeira Torres e de Henriques Nogueira, a Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares e o Académico de Torres Vedras e com o apoio do BOC e daquelas livrarias (Torriana, Livrododia, União, Casa Ruim e Bertrand).

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas