Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho foi assinalado pelo Município

29.04.2016

O Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho (28 de abril) foi assinalado pelo Município com um conjunto de iniciativas.

Uma dessas foi as sessões informativas destinadas aos trabalhadores dos Serviços Municipalizado de Água e Saneamento no auditório do Edifício da Câmara Municipal, que tiveram como temática central o stress profissional.

Nessas sessões participaram Marília Batalha (da Autoridade para as Condições do Trabalho) que apresentou uma comunicação intitulada “Stress no Local de Trabalho - um Desafio Coletivo”; Gonçalo Pimentel (da Direção Geral da Saúde) que abordou o “Stress em contexto Laboral”; Ana Santos (da Organização Internacional do Trabalho) que apresentou o relatório anual desta entidade relacionado com a temática da ação; Helena Miguéis (médica de Medicina no Trabalho dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) que falou sobre “Consequências do stress para o trabalho”; e João Coelho (do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local) com uma intervenção relacionada com a “Melhoria das Condições de Trabalho”.

No final dessas sessões foi ainda apresentado um estudo a aplicar nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento sobre “Leptospirose em Trabalhadores do saneamento básico da região de Lisboa e Vale do Tejo”.

Também no dia 28 de abril teve lugar no átrio do Edifício da Câmara Municipal um Mass Training em Suporte Básico de Vida ministrado pelo formador Pedro Lagos (da empresa Senilife), destinado aos trabalhadores do Município e público em geral.

No mesmo dia e também no Edifício da Câmara Municipal foi proporcionado um pequeno-almoço saudável, supervisionado pelo nutricionista Alexandre Azevedo, que explicou os benefícios dos respetivos alimentos e deu algumas sugestões do foro alimentar.

De referir que também relacionado com a referida efeméride entrou em funcionamento no dia 28 de abril na Câmara Municipal um novo espaço que tem como missão proporcionar um atendimento personalizado focado em cada trabalhador.

Última atualização: 05.02.2020 - 12:39 horas