Dr. José Maria Antunes Júnior

19.04.2024

dr josé maria

Nascido a 27 de junho de 1913, em Sobral da Ceira, Coimbra, José Maria Antunes Júnior foi um grande estudante, médico, tisiologista, desportista e dirigente associativo.

Foi também em Coimbra que se formou em Medicina, tendo aberto em 1949 o seu primeiro consultório em Lisboa e, em 1956, fundado o Sanatório de Torres Vedras, no Barro, onde trabalhou durante 35 anos com a função de diretor clínico e diretor administrativo. Aqui foi reconhecido pelos serviços prestados e boa relação entre todos os profissionais de saúde e doentes. Em 1983, foi distinguido com a medalha de “Serviços Distintos do Ministério da Saúde e Assistência”.

Ligado ao desporto, fez parte da primeira equipa da Associação Académica de Coimbra, que ajudou a formar em 1936. Amante também do futebol, foi defesa direito no Académica, da época de 1934/35 à de 1942/43, tendo sido mais tarde treinador e selecionador nacional de futebol na década de 60 e a primeira pessoa a desempenhar os dois cargos a tempo inteiro.

Também em Torres Vedras, colaborou com a Associação de Educação Física e Desportiva (AEFD), disponibilizando-se para realizar as inspeções médicas a todos os desportistas. Entre a década de 1973 e 1991, o Dr. José Maria Antunes Júnior foi também presidente da Assembleia Geral da AEFD e, em 1979, a associação prestou-lhe a uma homenagem, pela sua dedicação ao Desporto e à Saúde, tendo batizado o pavilhão polidesportivo com o seu nome.

Após a sua morte em 1991, o Sanatório no Barro assume o nome Sanatório Dr. José Maria Antunes Júnior, passando em 1993 a designar-se Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior.

Também em 1993, o Rotary Clube de Torres Vedras, de que foi o primeiro presidente, manda erigir, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, o busto em sua homenagem na Rua Princesa Maria Benedita.

Aí pode ler-se: Dr. José Maria Antunes Júnior “Um desportista, um médico, um homem que sempre soube dar de si, antes de pensar em si”.

Publicado: 19.04.2024 - 15:41 horas