Edição deste ano letivo do Jogo do Município está a decorrer

19.05.2021

Imagem de participação de alunos da Escola EB 2,3 do Maxial na Assembleia Final

Durante o presente ano letivo a Câmara Municipal está a organizar, mais uma vez, o Jogo do Município.

Em 2020/2021 a primeira Assembleia Final desta iniciativa, que se constitui como uma prática participativa dos jovens no seu território, aconteceu no dia 9 de abril, por via digital, tendo a mesma envolvido alunos que começaram a desenvolver a dinâmica do Jogo do Município no primeiro semestre do corrente ano letivo.

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento esses jovens trilharam um itinerário lúdico-pedagógico utilizando ferramentas multimédia e trabalhando conteúdos na área da Cidadania, o que teve como corolário a formulação de propostas geradoras de impacto na comunidade, apresentadas na referida Assembleia Final.

Nesta, foram apresentadas 15 propostas divididas em três blocos temáticos (Ambiente e Ecologia, Direitos Civis e Património de Proximidade), tendo a mais votada sido a de um concurso intitulado “Mais Família…Mais Vida!”. Apresentada por “Os Alpha” (da turma 8.º A da Escola EB 2, 3 dos Campelos), esta proposta consiste na criação de um concurso municipal que premeie a empresa do Concelho com as melhores estratégias de conciliação entre o trabalho e a família.

Classificaram-se em 2.º lugar, ex-aequo, na primeira Assembleia Final da edição deste ano letivo do Jogo do Município, três propostas apresentadas por alunos da Escola EB 2, 3 da Freiria: “Uma escola mais limpa” (9.º E), “Município mais verde” (9.º E) e “Diz não ao racismo!” (9.º C).

Ao todo, 131 alunos - da Escola EB 2,3 da Freiria (turmas 7.º B, 7.º D, 9.º C, 9.º E e 9.º F), da Escola EB 2,3 dos Campelos (turma 8.º A) e da Escola EB 2,3 do Maxial (turmas 5.º B, 7.º B e 9.º B) - participaram no Jogo do Município no anterior semestre do presente ano letivo.

As próximas assembleias finais do Jogo do Município envolverão também alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (do Externato de Penafirme, da Escola EB 2,3 da Freiria e da Escola EB 2,3 do Maxial), os quais têm estado a participar neste jogo - uma iniciativa que os prepara para uma prática cívica futura - no segundo semestre do corrente ano letivo.

Última atualização: 20.05.2021 - 12:40 horas