Em 2022, Torres Vedras volta a ser “Cidade dos Livros”

18.04.2022

Fotografia da conferência de imprensa de apresentação do programa “Torres Vedras – Cidade dos Livros”.

Torres Vedras irá voltar a transformar-se em “Cidade dos Livros” entre os dias 21 de abril e 22 de maio. Contações, encontros com escritores, colóquios, performances e exposições são algumas das atividades que dão forma à 5.ª edição do programa “Torres Vedras – Cidade dos Livros”, que foi apresentada esta segunda-feira, 18 de abril, na Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

Destacando que o programa irá “levar o livro e a leitura a públicos de diversas idades, de diversos estratos sociais e com diversos níveis de escolaridade”, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, espera que esta edição seja amplamente participada e defende que “os livros não devem estar confinados às bibliotecas”.

Também a vereadora da Cultura, Ana Umbelino, referiu que “a intenção é tornar a Cidade num espaço de encontro entre os cidadãos, tendo o livro, a leitura e a sua relação com outras linguagens como alavanca.” Mencionando uma “lógica de descentralização” que promova a participação cultural em todo o território, Ana Umbelino destacou que a programação contempla as localidades de Silveira, Ramalhal, Matacães e Maceira.

O programa “Torres Vedras – Cidade dos Livros” irá, ainda, dinamizar referências do espaço público, como o Mercado Municipal de Torres Vedras, e espaços não-convencionais, como a Igreja de Santiago. Ao todo, serão mais de 60 sessões para o público em geral e muitas outras dirigidas à comunidade escolar, com cerca de 40 convidados de Portugal, Brasil, Espanha e Bielorrússia.

“Este evento abre-se a imensas parcerias e novos espaços culturais” afirmou a responsável pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, Goretti Cascalheira. Após dois anos de interregno devido à pandemia, lembrou, o programa “convida a comunidade a visitar-nos e a celebrar connosco esta festa do livro e da leitura.”

Por fim, coube a Joana Maia, da Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, apresentar as diversas exposições que integram a programação, assim como as atividades que daí decorrem, como visitas orientadas, oficinas, contações de histórias, conversas com autores e lançamentos de livros.

Última atualização: 18.04.2022 - 18:23 horas