Empresa municipal Promotorres será alvo de uma reorganização

11.04.2023

As medidas para a Reorganização da Atividade da Promotorres EM foram apresentadas hoje, 11 de abril, na Assembleia Geral da empresa detida a 100% pelo Município de Torres Vedras.

As medidas a adotar decorrem da análise à atividade operacional da Promotorres EM realizada pela consultora PricewaterhouseCoopers (PwC). Esta análise permitiu identificar um conjunto de constrangimentos e oportunidades de melhoria divididos por cinco eixos: governança, relação com entidades terceiras, recursos humanos, desempenho financeiro e competências.

Os constrangimentos identificados incidem sobretudo sobre o modelo de administração, a imagem da empresa municipal, a relação com clientes, fornecedores e Município, os recursos humanos e a dependência financeira de subsídios à exploração. Face a estes constrangimentos foram identificadas pela PwC oportunidades de melhoria a partir das quais a Câmara Municipal construiu um conjunto de medidas para a reorganização da empresa.

Esta reorganização, apresentada hoje na Assembleia Geral da Promotorres, prevê uma alteração da estrutura organizativa, reforçando as áreas da mobilidade e da gestão de eventos e equipamentos com um gestor qualificado para cada uma destas áreas, a recrutar de imediato através de concurso público.

De forma a atualizar a identidade da empresa, refletindo uma maior presença da mesma na atividade municipal e no dia a dia dos cidadãos, será renovada a sua imagem e o seu posicionamento como promotora de eventos e de atividades com interesse para a comunidade. Acompanhando esta maior proximidade com os cidadãos será criada a figura do Provedor do Utente, que terá como função a defesa e a promoção dos direitos e interesses dos utentes dos serviços prestados pela empresa.

Na área da gestão de eventos pretende-se o reforço da procura de parcerias e patrocínios para os eventos, a capacitação da empresa para procurar e organizar eventos geradores de receita e mais-valias e ainda a centralização dos eventos municipais na Promotorres, com a transferência da equipa operacional de produção de eventos da Câmara Municipal para a empresa, ficando a empresa responsável pela programação e produção dos grandes eventos municipais e pelo apoio logístico às atividades culturais e desportivas da autarquia.

As competências do Município na área da mobilidade serão progressivamente transferidas para a Promotorres. A empresa fica, assim, responsável pela operacionalização das políticas públicas nesta área, onde se enquadra o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável. As receitas da fiscalização de estacionamento serão aplicadas, tendencialmente, em melhorias na área da mobilidade. O atendimento da Mobilidade terá um horário mais alargado para responder às necessidades dos clientes.

A reorganização prevê ainda a adoção de uma gestão mais eficiente dos parques de estacionamento subterrâneos, apostando no alargamento de horários, na automação e na disponibilização de postos de carregamento elétricos.

No domínio dos recursos humanos será implementado um plano de carreiras acompanhado das respetivas valorizações salariais e de um sistema de avaliação dos trabalhadores.

De forma a garantir a execução desta reorganização e a fixar objetivos de aumento da autonomia financeira da Promotorres será implementado um plano de monitorização da atividade da empresa com avaliações periódicas.

Publicado: 11.04.2023 - 22:31 horas