Encontro de "Pontes"... uma geminação que enriquece para além das margens

11.05.2016

A Freguesia da Ponte do Rol foi a anfitriã do 10.º Encontro Nacional de “Pontes”, que se realizou nos dias 7 e 8 de maio, integrado na Festa do Senhor dos Aflitos e no âmbito da geminação criada em 2006 pela mesma freguesia.

As comitivas das 8 “Pontes” participantes neste encontro, nomeadamente: Ponte do Rol, Aldeia da Ponte (Sabugal), Gâmbia Pontes Alto da Guerra (Setúbal), Ponte da Barca, Ponte do Sor, Regueira de Pontes (Leiria), Pontével (Cartaxo) e Vila da Ponte (Sernancelhe), tiveram a oportunidade de conviver em diversos momentos das festividades da Ponte do Rol, conhecer algum do património histórico e natural da freguesia e do concelho e foram ainda recebidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, no Edifício dos Paços do Concelho. Aquando da receção pelo presidente da edilidade, foi salientada a importância deste tipo de iniciativas e intercâmbios no ano em que se assinalam 40 anos de poder local.

A associação destas freguesias nasceu dada a particularidade de existirem em Portugal 13 freguesias que contêm na sua designação o termo “Ponte”. Neste sentido, a Junta de Freguesia de Ponte do Rol lançou um desafio às suas congéneres, com o objetivo de estreitarem relações e desenvolverem intercâmbios de âmbito social e cultural. Desta forma juntaram-se 13 “pontes”: Ponte da Barca (Concelho de Ponte da Barca), Ponte de Lima (Concelho de Ponte de Lima), Vila da Ponte (Concelho de Montalegre), Ponte (Concelho de Vila Verde), Ponte (Concelho de Guimarães), Vila da Ponte (Concelho de Sernancelhe), Ponte de Vagos (Concelho de Vagos), Aldeia da Ponte (Concelho do Sabugal), Regueira de Pontes (Concelho de Leiria), Ponte de Sor (Concelho de Ponte de Sor), Pontével (Concelho do Cartaxo), Ponte do Rol (Concelho de Torres Vedras) e Gâmbia- Pontes- Alto da Guerra (Concelho de Setúbal).

Aos objetivos do intercâmbio e da troca de experiências, associa-se a divulgação do património. Com uma riqueza natural e arquitetónica ímpares, estas treze freguesias beneficiam, na sua maioria, de uma ruralidade que valoriza um quotidiano baseado na preservação dos costumes e das tradições. Esta qualidade subsiste lado a lado com refúgios naturais, em alguns casos, ainda por descobrir, possibilitando um encontro profundo entre a vegetação e os cursos de água, tão predominantes nestes territórios.

Neste caso, a “ponte” permite, não só unir as margens de dois territórios distintos, como proporcionar uma ligação profunda entre treze locais de vários pontos do país.
Comunhão de interesses e entreajuda são dois objetivos que, ainda hoje, conduzem à elevação de novas pontes. Dois objetivos que, da mesma forma, estão intrinsecamente associados ao espírito de grupo das “13 pontes”.

Última atualização: 04.02.2020 - 17:35 horas