Prémio ambiental mais prestigiado do mundo distinguiu as "Agostinhas"

17.06.2015

O sistema de bicicletas públicas urbanas de Torres Vedras - “Agostinhas” - recebeu ontem, dia 16 de junho, a sua quarta distinção que é nem mais nem menos que o prémio ambiental mais prestigiado do mundo.

Tratou-se do Energy Globe Award Portugal de 2015, tendo o mesmo sido entregue no Advantage Austria – Departamento Comercial da Embaixada da Áustria, em Lisboa.

Atribuído pela Energy Globe Foundation, o Energy Globe Award distingue projetos regionais, nacionais e globais que preservem os recursos como a energia ou utilizem fontes renováveis ou fontes isentas de emissões poluentes. Conta com mais de 170 países participantes e mais de 1500 inscrições de projetos por ano. As respetivas cerimónias de entrega de prémios são realizadas por todo o mundo. Personalidades de destaque assim como os Embaixadores da Energy Globe em 90 países apoiam a missão do Energy Globe Award. O objetivo desta iniciativa é o de aumentar mundialmente a consciencialização relativamente a soluções ambientais sustentáveis e de fácil aplicação e de motivar as pessoas para se tornarem mais ativas nesta área.

Recorde-se que o sistema de bicicletas públicas urbanas de Torres Vedras foi implementado em 2013, proporcionando, em 14 bike stations, 30 bicicletas elétricas e 260 convencionais. O projeto já atraiu mais de 1.400 usuários que têm percorrido uma distância de 93.690 km com essas bicicletas, o que corresponde a uma estimativa de 14 toneladas de emissões de CO2 evitadas.

Para além do Energy Globe Award Portugal, o sistema de bicicletas públicas urbanas de Torres Vedras já tinha sido distinguido com o Prémio Civitas pela rede Civitas e com o Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” pela Federação Portuguesa de Cicloturismo, para além de ter contribuído para que o Município fosse distinguido com selo "A Smart Project for Smart Cities" pela Inteli.

Recorde-se que este sistema teve um custo de 354.478€ e foi financiado a 70% pelo Programa Operacional de Valorização do Território no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional por intermédio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Última atualização: 15.04.2020 - 19:51 horas