Entidades definem estratégia conjunta para a prevenção florestal

19.01.2018

Reunião sobre a preservação florestal

Com o objetivo principal de traçar uma estratégia conjunta em prol da prevenção florestal do Concelho de Torres Vedras, decorreu no passado dia 17 de janeiro uma reunião com o presidente da Câmara Municipal, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, a Guarda Nacional Republicana, os presidentes das juntas de freguesia, os representantes dos produtores florestais (Florest, APAS Floresta e Afloeste) e os representantes das empresas do setor (Navigator Forest e Altri Florestal).

A Câmara Municipal de Torres Vedras assume a defesa da floresta como uma prioridade pelo que deu início a uma campanha de sensibilização junto dos cidadãos que possuem terrenos contíguos a edifícios e que obrigatoriamente terão de proceder à limpeza das faixas de gestão de combustível até 15 de março. Os proprietários deverão realizar, assim, a limpeza de todo o tipo de vegetação numa faixa de 50m à volta de qualquer edifício existente. Nos aglomerados populacionais inseridos em espaços florestais é exigida a limpeza numa faixa não inferior a 100m em redor dos edifícios. A não conformidade com estas exigências está sujeita a coimas.

Com objetivo de prestar informação detalhada aos proprietários de terrenos, a Câmara Municipal planeou um conjunto de sessões de esclarecimento à população em todas as freguesias do concelho cuja calendarização será brevemente divulgada.

Publicado: 19.01.2018 - 16:12 horas