Época balnear 2016 apresentada em Santa Cruz

11.05.2016

No Concelho de Torres Vedras a época balnear 2016 decorrerá de 18 de junho a 18 de setembro. Esta foi uma das várias informações adiantadas pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, durante uma reunião com todos os concessionários de apoios de praia que decorreu ontem, 10 de maio, na Pousada da Juventude de Santa Cruz. Nesta ação realizou-se um balanço da época balnear passada, com a atribuição de prémios aos melhores concessionários de apoios de praia e foram dadas indicações úteis para preparação da próxima época balnear.

Como forma de dar a conhecer o trabalho que será levado a cabo em 2016, a técnica da câmara municipal, Margarida Frade, apresentou aos presentes o plano da autarquia ao nível da realização de análises às águas balneares (a que se acrescenta este ano a análise às águas da Foz dos rios Sizandro e Alcabrichel), monitorização da qualidade das areias, limpeza das praias, deposição de ecopontos e recolha de resíduos. Além destes tópicos, foi informado aos presentes que Torres Vedras apresentou a candidatura de 10 praias ao Programa Bandeira Azul (Santa Rita Norte, Santa Rita Sul, Navio, Mirante, Pisão, Física, Centro, Santa Helena, Formosa e Azul) e 9 praias ao Programa Praia Acessível (Santa Rita Norte, Santa Rita Sul, Navio, Física, Centro, Santa Helena, Foz Sizandro, Azul e Porto Novo).

Foram também anunciados os melhores concessionários de apoio de praia do Concelho de Torres Vedras 2015:
1.º classificado: Praia de Santa Helena (Albino Martins);
2.º classificado: Praia do Navio (Enigma Brilhante);
3.º classificado: Praia de Santa Rita Sul (Autentisorte, lda.)

Este prémio, atribuído pela Câmara Municipal de Torres Vedras há já 10 anos, pretende enaltecer e promover a qualidade na prestação dos serviços balneares e resultam de uma avaliação em que são considerados critérios como: a existência de condições de circulação de veículos de socorro nos acessos de praia; a periodicidade de despejo dos caixotes existentes no areal para a deposição de resíduos; as condições higiénico-sanitárias das casas de banho de apoio à praia e a permanência do nadador- salvador na praia.

De salientar ainda que a Praia de Santa Rita Norte hasteia há 10 anos consecutivos a Bandeira Azul e a Praia Centro há 5 anos consecutivos, razão pela qual foi entregue um diploma da ABAE Europa (Associação Bandeira Azul) aos respetivos concessionários de apoios de praia.

Houve ainda tempo para esclarecimento de dúvidas junto dos representantes das forças de segurança presentes, nomeadamente o Capitão do Porto de Peniche, o Comandante do Posto da GNR de Santa Cruz e o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

Para terminar esta reunião, Carlos Bernardes salientou o facto de Torres Vedras se afirmar cada vez mais como um território de referência, de a autarquia se comprometer no desenvolvimento de um trabalho conjunto com os vários intervenientes e que espera que os vários concessionários se distingam pelo profissionalismo e serviço de qualidade prestado a todos os que nos visitam.

Última atualização: 04.02.2020 - 17:46 horas