Esclarecimento sobre cidadãos em isolamento profilático na Expotorres

22.05.2020

Fotografia em que se vê a estrutura de apoio montada no interior do Pavilhão Multiusos da Expotorres.

No passado sábado, dia 16 de maio, foi identificado um caso positivo fora do concelho de Torres Vedras que teria tido contacto com cidadãos residentes na cidade de Torres Vedras. Como é procedimento habitual, a autoridade local de saúde pública identificou os indivíduos que poderiam ter tido contacto com o caso confirmado. Todos efetuaram teste ao SARS-CoV-2 (novo coronavírus), tendo dois deles obtido resultado positivo.

Os dois casos confirmados passaram a figurar da lista de casos ativos, publicada diariamente pela Proteção Civil de Torres Vedras, na sua freguesia de residência.

De todos os casos testados apenas uma parte foi considerada contacto de alto risco, apesar dos testes negativos. Assim, foi determinada a necessidade de isolamento profilático dos dois casos confirmados e dos 19 de alto risco, devido ao período de incubação da doença.

Uma vez que estes cidadãos não possuem condições de habitabilidade que lhes permitam manter-se isolados, coube à Câmara Municipal providenciar condições para este isolamento profilático, o que veio a acontecer com recurso ao Pavilhão Multiusos da Expotorres.

Em nenhum momento houve, nem há, necessidade de divulgar as suas nacionalidades, como aliás nunca foi feito até agora com os 50 casos já confirmados de COVID-19 no Concelho. A nacionalidade de um indivíduo não é, simplesmente, um dado relevante para avaliação do risco em saúde pública.

A informação divulgada diariamente à população insere-se na missão de comunicação de risco de saúde pública da Proteção Civil Municipal e dá aos cidadãos os dados relevantes da evolução da pandemia a nível local sem nunca colocar em causa o direito de privacidade de qualquer cidadão. Em nenhum momento são ocultados casos ou informação relevante para proteção individual e coletiva.

Publicado: 22.05.2020 - 15:30 horas