Executivo municipal reuniu-se no Sobreiro Curvo

26.01.2016

O Salão Pastoral do Sobreiro Curvo acolheu hoje a segunda sessão ordinária descentralizada do executivo municipal.

Esta reunião foi pública, portanto, aberta à população, o que permitiu a fregueses da respetiva união de freguesias usarem da palavra na mesma.

José Manuel da Fonseca foi um desses fregueses, que agradeceu a oportunidade de se poder dirigir ao executivo municipal para expor as suas observações e ideias, tendo nesse sentido aproveitado a ocasião para deixar algumas sugestões em termos de gestão viária e balnear, com especial incidência na Praia de Porto Novo, bem como para o prolongamento do horário das festas populares e a boa utilização das respetivas verbas.

Posteriormente, o presidente da Câmara Municipal recordou os investimentos municipais que foram realizados recentemente no território da União das Freguesias de A dos Cunhados e da Maceira, nomeadamente no que se refere à reabilitação da respetiva rede viária e da orla costeira de Porto Novo. Carlos Bernardes deu ainda nota do trabalho que a Câmara Municipal está a realizar no que se refere a obras futuras para esse território, mais concretamente a Escola Básica de A dos Cunhados, a estrada variante desta localidade, o pavilhão desportivo da Maceira e o passeio entre a Maceira e Porto Novo.

Já a vice-presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, frisou a importância nacional e internacional do território da União das Freguesias de A dos Cunhados e da Maceira relativamente à produção de hortícolas, bem como a importância turística de Porto Novo, que atrai tradicionalmente turistas da zona de Lisboa, ao invés de Santa Cruz, que é frequentada maioritariamente por veraneantes da região envolvente.

Os vereadores Sérgio Cipriano e Hugo Martins salientaram, por seu lado, a importância da realização das reuniões de câmara de forma descentralizada, tendo o primeiro alertado para a depositação indevida de resíduos que tem vindo a verificar em matas. O segundo referiu como aspetos a melhorar no território da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira a execução da variante a A dos Cunhados e das escolas básicas de A dos Cunhados e de Penafirme.

Seguidamente, entrou-se na ordem de trabalhos desta sessão ordinária do executivo municipal, sendo de destacar alguns pontos como: a atribuição do nome do ex-vereador Caetano Dinis ao espaço polivalente que funcionará no piso superior do Mercado Municipal de Torres Vedras, tendo em conta o contributo do mesmo para a construção deste equipamento; a cedência de direito de superfície à Associação de Solidariedade dos Pilotos da Aviação Civil, com vista à futura construção de um equipamento de apoio social aos associados da mesma; a nomeação da vereadora Laura Rodrigues para a comissão diretiva e conselho consultivo da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e da Archeira; a candidatura de 10 zonas balneares do concelho à Bandeira Azul; e a candidatura da Câmara Municipal ao Programa Erasmus + para a realização de estágios no estrangeiro por parte de alunos de escolas profissionais do concelho no âmbito do projeto Moinhos.

A transmissão desta reunião de Câmara está disponível neste site.

A próxima sessão pública do executivo municipal terá lugar no final do próximo mês no Maxial.

Última atualização: 11.03.2020 - 15:02 horas