Exercícios de emergência foram realizados por jovens e crianças no Dia Internacional da Proteção Civil

04.03.2013

Imagem do resgate da vítima durante o simulacro

Eram dez horas da manhã do primeiro dia de março quando soou o alarme na Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Ordeira e disciplinadamente os alunos deste estabelecimento de ensino profissional saíram do respetivo edifício, segundo as normas do plano de emergência interno elaborado para o mesmo.

Foi o início de um simulacro de incêndio realizado de forma sigilosa e sem pré-aviso que teve continuidade com a chegada de efetivos e equipamentos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras que procederam neste exercício ao resgate de uma vítima e à extinção de um foco de incêndio.

Esta foi uma das ações com que o Serviço Municipal de Proteção Civil assinalou o Dia Internacional da Proteção Civil, efeméride instituída pela Organização Internacional da Proteção Civil (ICDO), a qual teve este ano como tema “Proteção Civil e a preparação das organizações civis para a redução do risco de desastres”.

Já à tarde, o referido serviço dinamizou uma ação de sensibilização sobre sismos e incêndios no auditório do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal, em que participaram 71 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, que tiveram na ocasião a oportunidade de exercitar um conjunto de procedimentos de segurança relacionados com a temática da atividade.

Publicado: 22.04.2013 - 18:33 horas