Exposições estão a evocar os “Loucos Anos 80” do Carnaval de Torres Vedras

20.12.2023

Imagem da mostra patente na sede da Associação Ministros e Matrafonas

Os anos 80 do Carnaval de Torres Vedras estão a ser recordados por meio de um conjunto de exposições que abrange espaços públicos e privados da Cidade.

Integrada no ciclo “Décadas”, o qual se insere no programa comemorativo do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, essa iniciativa, intitulada Memórias de Folia: Os Loucos Anos 80, foi inaugurada ao final da tarde do passado dia 16 de dezembro, na sede da Associação Ministros e Matrafonas.

Este é um dos espaços particulares que foi escolhido para a iniciativa, o que aconteceu na sequência de um convite efetuado à comunidade local, sendo que outros privados também darão a conhecer imagens do Carnaval de Torres Vedras relativas à década de 80, nomeadamente: Mercearia & Gelataria Caravela (nos dias 23 e 24 de dezembro, das 10h00 às 19h00, na suas instalações); Palucha (dia 7 de janeiro, das 14h00 às 19h00, na Rua Carlos França, n.º 15); Tuna Comercial Torreense (no dia 13 de janeiro, das 18h00 às 20h00, e no dia 14 de janeiro, das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, nas suas instalações); Casinha dos Avós (nos dias 20 e 21 de janeiro, das 10h00 às 19h00); João Brandão de Melo (no dia 27 de janeiro, das 8h00 às 20h00, e no dia 28 de janeiro, das 9h00 às 14h00, nas instalações da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras); e Mima (nos dias 2 e 3 de fevereiro, das 12h00 às 15h00 e das 18h00 às 23h00, na cervejaria O Gordo).

Simultaneamente, estão patentes em vários arruamentos do centro histórico de Torres Vedras fotografias de grande dimensão que também remetem para vivências do Carnaval de Torres Vedras nos anos 80, as quais estão instaladas em locais de importância para o evento nesta década. Essas imagens podem ser observadas até 14 de fevereiro na Rua da Cruz, na Rua dos Celeiros de Santa Maria, na Travessa Luis Cardoso, na Rua Trás do Açougue, na Rua Capitão Luís Bôto Pimentel e no Largo Frei Eugénio Trigueiros.

A curadoria da iniciativa Memórias de Folia: Os Loucos Anos 80 pertence à Cooperativa de Comunicação e Cultura. Presente no ato inaugural da iniciativa esteve por isso o presidente da direção dessa instituição, Tiago Pombal, que explicou na ocasião que cada mostra integrada no projeto foi pensada especificamente para o espaço que a acolhe.

Também a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, marcou presença na inauguração da Memórias de Folia: Os Loucos Anos 80, momento em que referiu a importância da organização dos espólios fotográficos privados relativos ao Carnaval de Torres Vedras na medida em que esse trabalho contribuirá para a construção da história desta festividade e, inclusivamente, para a reinvenção da mesma. Na sua intervenção, Ana Umbelino salientou ainda que é intenção do programa comemorativo do Centenário do Carnaval de Torres Vedras relacionar entidades/associações e artistas, os quais podem facultar um olhar distanciado sobre uma manifestação popular que é única e que se constitui como um património vivo ao qual a comunidade dá corpo.

Já o presidente da Associação Ministros e Matrafonas, Miguel Rodrigues, referiu que a mostra que estava a ser inaugurada nas instalações da mesma remete para memórias de um passado que é uma realidade em contínuo. Miguel Rodrigues aproveitou ainda a ocasião para anunciar que no próximo dia 13 de janeiro terá lugar a apresentação do livro Ministros e Matrafonas, 100 Anos, 100 Fotos, o qual remete também para a história do Carnaval de Torres Vedras, mas com um âmbito temporal mais alargado.

Ainda no ato inaugural da iniciativa Memórias de Folia: Os Loucos Anos 80 foram anunciadas as duas derradeiras atividades do ciclo “Décadas”, por João Garcia Miguel (elemento da comissão executiva do programa comemorativo do Centenário do Carnaval de Torres Vedras), que serão: um concerto a realizar no dia 27 de janeiro, pelas 21h00, no Pavilhão Multiusos, com a banda da Força Aérea e um coro de vozes femininas locais (Susana Félix, Sulladuf e Ângela Anacleto), dirigido pelo maestro Rui Silva, no qual se estreará uma obra musical encomendada ao compositor Carlos Marques para assinalar o referido centenário; e uma atividade a realizar durante a próxima edição do Carnaval de Torres Vedras, no Centro de Artes e Criatividade, com a qual se convidará a dançar, com base num trabalho multimédia que remisturará sons, imagens, histórias e memórias de 100 anos deste evento.

Última atualização: 27.12.2023 - 11:39 horas