"Fábrica das Histórias" continua a dinamizar muitas e interessantes iniciativas

21.06.2013

O projeto municipal Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino continua a fazer jus ao seu nome e a fomentar a criatividade e a imaginação associadas à temática das histórias junto de diferentes públicos.

Nos últimos meses foram várias as atividades dinamizadas no âmbito deste projeto...

No dia 19 de junho foi inaugurada na Casa Jaime Umbelino a exposição Tudo e mais alguma coisa, em que são dados a conhecer trabalhos elaborados mediante desafios, projetos e outras atividades dinamizados recentemente pela Fábrica das Histórias (ou com envolvimento desta): "A Biblioteca de Vidro" (destinado a alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico); as curtas-metragens de animação do desafio " Uma Viagem Terrível” (criadas pelo mesmo público-alvo); “O Bestiário Musical” construído por crianças do 1.º ciclo do ensino básico que participaram na oficina "Recontar a Música"; o filme “O Carnaval – Memória e Tradições” concebido pelo Clube Sénior igualmente no quadro do projeto "Anotar os Dias"; trabalhos das oficinas para seniores "Postais com arte"; trabalhos sobre histórias de vida elaborados por elementos da Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras no âmbito do projeto "Quando me lembrei de mim já não estava lá"; o resultado das oficinas de Ilustração do projeto "Armário de Histórias"; o trabalho “Uma Alice diferente” (elaborado por alunos do 1.º ciclo do ensino básico); e o trabalho “Uma Viagem ao pais de Alice” (imaginado por alunos do 3.º ciclo do ensino básico).

Na mesma ocasião foi inaugurada a exposição “Uma casinha de chocolate”, produzida pelo Clube Sénior da Câmara Municipal a partir do conto tradicional "Hansel e Gretel" recolhido pelos irmãos Grimm.

Anteriormente, no dia 26 de maio, a sala polivalente do Convento da Graça, em Torres Vedras, acolhera o evento “Dia das Histórias – Livros de Memórias”. No seu decorrer foram apresentados os referidos filme sobre memórias do Carnaval e trabalhos sobre histórias de vida, o que se relacionou com a comemoração do Dia Internacional das Histórias de Vida. Ainda na ocasião os coros Gaudeamos e Os Cantos da Casa apresentaram “Canções de Roda e de Embalar”.

Já no dia 18 de maio, fora exibido no Teatro-Cine as referidas curtas-metragens, com a presença de cerca de 800 (!) “miúdos” e “graúdos”. Neste dia foi também representada a peça de teatro “Desistir? Nunca!”, por alunos do 2.º ciclo do ensino básico da Escola Básica Integrada Padre Vítor Melicias, igualmente inspirada no mencionado conto, à semelhança das curtas-metragens.

De salientar, ainda, que recentemente o projeto municipal Fábrica das Histórias dinamizou outras ações, como exposições, oficinas de expressão plástica e de canto para famílias, bem como de narração, ou sessões de leituras.

Última atualização: 23.07.2013 - 18:44 horas