Feira Rural, Lx Rural e Portugal Fresh estabelecem parceria

02.04.2016

A Feira Rural que hoje teve início, foi o "palco" e o motivo para a assinatura de um acordo de parceira entre a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Lx Rural e a associação Portugal Fresh.

O acordo hoje assinado tem como objetivo criar sinergias para a promoção e divulgação do melhor que se produz no concelho, os produtos hortícolas, frutícolas e florícolas, a nível nacional e internacional, seja através dos suportes de comunicação das partes, participação em eventos, conferências ou outras iniciativas.

Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal, começou por realçar o facto de a Feira Rural estar já na sua 12.ª edição, numa clara mostra do empenho dos produtores e operadores, mas também da qualidade dos produtos do concelho e da região. Quanto ao acordo de parceria, o presidente da autarquia realçou a necessidade de se estabelecerem estratégias para promoverem estes produtos produzidos no concelho e na região, produtos estratégicos para a economia e emprego na região. Como novidade, anunciou que está a ser estudada a possibilidade da criação de uma platarforma online, onde os produtos poderão ser adquiridos pelos consumidores, fazendo com que, desta forma, a Feira Rural seja uma realidade 365 dias por ano.

Para Ulisses Dias, organizador da Lx Rural que se realiza todos os domingos na Lx Factory, em Lisboa, a parceria com a Feira Rural e com a associação Portugal Fresh é extremamente importante dado que se trata de uma oportunidade para a promoção do evento realizado em Lisboa, mas também para uma aproximação aos produtores locais e nacionais e com isso potenciar os seus produtos.

A terminar, Manuel Évora, presidente da direção da associação Portugal Fresh, realçou o potencial do país para a produção destes produtos, que atualmente representam 97 % de exportação, em comparação à importação, o que significa um equilíbrio na balança comercial. Destacou também a importância destes acordos dado que há ainda um grande trabalho a fazer no país para o aumento do consumo e o reconhecimento da qualidade dos nossos produtos, tendo e conta que, a nível internacional, esse reconhecimento é já uma certeza.

Última atualização: 05.03.2020 - 16:24 horas