Ferramenta para a conceção de sistemas de participação foi apresentada em Torres Vedras

04.10.2023

Imagem de intervenção da vereadora Ana Umbelino

O Centro de Artes e Criatividade acolheu, no passado dia 28 de setembro, a sessão de apresentação pública do "Participa Mais, Dez Passos para a Conceção de Sistemas de Participação", uma iniciativa da Rede de Autarquias Participativas (RAP).

De referir que o “Participa Mais” constitui-se como uma ferramenta de trabalho, pioneira a nível internacional, desenhada para apoiar as autarquias da referida rede a idealizarem as respetivas iniciativas de participação pública, no quadro de uma estrutura mais integrada, cujos objetivos são:

- Promover o diagnóstico e a caracterização das iniciativas de participação pública promovidas pela entidade;

- Identificar as ações de melhoria nas iniciativas em curso, bem como as articulações e sinergias a estabelecer entre essas;

- Auxiliar a entidade na compreensão do seu compromisso com a promoção da participação pública;

- Apoiar a criação de novas iniciativas de participação pública.

Na sessão de apresentação pública do "Participa Mais, Dez Passos para a Conceção de Sistemas de Participação" estiveram presentes representantes das câmaras municipais de Torres Vedras, Cascais, Lousã, Maia, Mealhada, Odemira, Oeiras, Valongo e Lourinhã e da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

Nessa sessão marcaram também presença o presidente da RAP, José Manuel Ribeiro, e a vereadora da Participação e Cidadania da Câmara Municipal, Ana Umbelino (simultaneamente vice-presidente da RAP), que efetuou a abertura e encerramento dos trabalhos.

Última atualização: 10.10.2023 - 11:21 horas