"Festa Sénior" continua a dar "vida aos anos"

22.07.2016

A câmara municipal, em parceria com congéneres de concelhos vizinhos, voltou a proporcionar um conjunto de atividades para dar “vida aos anos” dos séniores da região, por meio da Festa Sénior, que decorreu entre os meses de novembro e junho.

Das atividades do evento (de caráter lúdico, cultural e formativo), que se realizaram de novo de forma descentralizada, saliente-se as comemorações do Dia da Europa, pelo segundo ano levadas a cabo no âmbito da iniciativa, com o objetivo de sensibilizar para questões relacionadas com a integração de Portugal na União Europeia. Dessa atividade, organizada em parceria com o Centro de Informação Europe Direct Oeste, o Clube Europeu da Escola de São Gonçalo, o Conselho Português para os Refugiados e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Torres Vedras, e que este ano focou de forma particular a questão dos refugiados, refira-se: a Conferência "Os Refugiados e a Europa", no Edifício dos Paços do Concelho; uma campanha solidária a favor dos centros de acolhimento do Conselho Português para os Refugiados; a exposição resultante do Desafio intergeracional "A Europa dos Monumentos", na Escola EB 2,3 S. Gonçalo, que consistiu em trabalhos elaborados por séniores e jovens; e a sessão de esclarecimento "A Europa somos nós", no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã.

Para além desta atividade, de realçar também outras realizadas no concelho no âmbito da Festa Sénior: a visita guiada ao Parque do Choupal, Igreja de Nossa Senhora do Ameal e Atelier dos Brinquedos; a Festa da Primavera, no Pavilhão Multiusos; o Baile da Pinha, também neste último local; o Baile de Carnaval, igualmente no Pavilhão Multiusos; e o VI Encontro de Coros Séniores Notas d’ Outono, na Casa da Cultura da Ponte do Rol.

De referir também que integrado na Festa Sénior 015/016 teve início um ciclo de tertúlias sob o tema “Os séniores e as demências”, em parceria com o Campus Neurológico Sénior.

Cerca de 4.500 participações foram contabilizadas no evento.

Fomentar a participação ativa e continuada dos séniores na comunidade, possibilitando-lhes a fruição dos recursos culturais, lúdicos e pedagógicos existentes nos vários municípios envolvidos no evento, de forma a melhorar a sua qualidade de vida, são alguns dos principais objetivos da Festa Sénior.

O certame resulta de uma parceria estabelecida entre os municípios de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval e instituições particulares destes quatro concelhos, beneficiando a iniciativa ainda do contributo de outros parceiros que pela sua missão e vocação se associaram à mesma.

Última atualização: 30.10.2019 - 13:16 horas