"Festas da Cidade 2005"

14.11.2005

A 2.ª edição das "Festas da Cidade de Torres Vedras" realizou-se entre os dias 4 e 12 de Novembro.
Destaque-se do Programa do evento, o "2.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, que trouxe à Cidade alguns dos melhores acordeonistas mundiais e nacionais.
O núcleo central das Festas prendeu-se, no entanto, com as acções relacionadas com a temática do Vinho, tendo sido levado a cabo, neste âmbito, uma Prova Cega de Vinhos, na Estação Vitivinícola Nacional de Dois Portos; o Fórum "Vinhos de Torres Vedras - Perfis", nos Paços do Concelho; a peça de Teatro "Desconcerto Tintofónico", no café "A Brazileira"; o "XXV Festival das Vindimas", no Pavilhão Multiusos; e a "Festa das Freguesias", na Expotorres, que associou a temática da vitivinicultura à gastronomia.
No que se refere à vertente musical, foram proporcionados Concertos dirigidos a vários públicos e faixas etárias, sendo de destacar as actuações de Luís Represas, "Blind Zero", "Cool Hipnoise" e "Alluminia". Ainda neste âmbito, teve lugar um Encontro de Bandas, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras; e um Desfile com as Filarmónicas do município, que culminou com a execução da Marcha da Cidade, no Jardim da Graça.
De salientar, na componente lúdico-desportiva, os Passeio de Estrada e de Bicicleta/BTT que passaram, respectivamente, pelas "Caves Bonifácio" (Carreiras) e a Estação Vitivinícola de Dois Portos; o 1.º Open de Orientação e o Torneio de Golfe da Cidade de Torres Vedras, realizados, respectivamente, pelo Académico de Torres Vedras e a "Par 3"; e uma Demonstração de "mushing", dinamizada pela Associação torriense dedicada aquela modalidade.
Na vertente cultural e social, merecem realce a apresentação da Instalação "Grandma Moses", de Jorge Ponce; a "Festa Sénior"; o lançamento do livro "As Ideias Políticas e Sociais de José Félix Henriques Nogueira", da autoria de Vítor Neto; a inauguração da Exposição "De Assenta a Porto Novo", do fotógrafo Nuno Bettencourt; o Simulacro efectuado pelos Bombeiros Voluntários; a Sessão Protocolar de Apresentação da Real Confraria do Carnaval; e o Capítulo e Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação, em que a Câmara Municipal foi entronizada como Confrade Protector.
De referir, ainda, a Sessão Solene do Feriado Municipal, que foi abrilhantada com uma actuação do Coro Juvenil da Cidade de Torres Vedras.

Última atualização: 04.10.2022 - 15:16 horas