Festas voltaram a proporcionar muita animação de São Gonçalo a São Martinho

17.11.2023

Imagem do espaço das tasquinhas

Foram 16 dias de festa!

Entre os passados dias 27 de outubro e 11 de novembro, unindo São Gonçalo de Lagos a São Martinho, decorreu mais uma edição das Festas de Torres Vedras.

De realçar da respetiva programação os seus concertos, que trouxeram ao Pavilhão Multiusos grupos conceituados do panorama musical nacional, mais concretamente Os Quatro e Meia e os Wet Bed Gang, sendo de realçar o facto de nesses espetáculos se ter verificado uma considerável presença de público.

A recente edição das Festas de Torres Vedras manteve, de resto, os dois núcleos centrais do evento, que são: as tasquinhas, que funcionaram no Pavilhão Multiusos, nas quais vários espaços de restauração a cargo de juntas de freguesia do Concelho proporcionaram gastronomia regional e produtores de pastel de feijão, de uvada e de vinho de Torres Vedras promoveram, deram a provar e venderam os seus produtos, o que foi complementado por um programa de animação (que esteve a cargo de grupos musicais, acordeonistas e ranchos folclóricos do Concelho); e o festival Acordeões do Mundo (no âmbito do qual se realizaram concertos no Teatro-Cine, “merendas do acordeão” que tiveram como “epicentro” a Cidade, mas que se estenderam a espaços situados nas várias freguesias do Concelho, e sessões de gravação ao vivo do podcast “Pontos nos Mis.”, que tiveram lugar no Teatro-Cine e na sede do Académico de Torres Vedras).

Sendo que as Festas de Torres Vedras têm como temática subjacente a vinha e o vinho, é de referir da sua mais recente edição algumas ações relacionadas essa mesma temática, para além de algumas já mencionadas, nomeadamente: a exposição de máquinas agrícolas antigas (que se realizou na Expotorres); o passeio de máquinas agrícolas antigas (que se realizou em Torres Vedras a partir da Expotorres); o passeio de BTT “Rota das Adegas” (que se realizou a partir do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho); a cerimónia de entrega de prémios do concurso “Vinho Tinto e Vinho Branco de Torres Vedras 2023”, na qual foram também entregues os prémios do concurso “Pastel de Feijão de Torres Vedras 2023” (que se realizou no auditório do Edifício dos Paços do Concelho); a atividade “São Martinho, Compras e Vinho” (que se realizou na zona histórica de Torres Vedras); e a Final do Festival das Vindimas (que se realizou no Pavilhão Multiusos).

Uma referência especial também para os momentos de caráter mais institucional que aconteceram no primeiro e no último dia da recente edição das Festas de Torres Vedras, que foram a Missa em Honra de São Gonçalo de Lagos (realizada na Igreja da Graça) e a Sessão Solene Evocativa do Feriado Municipal, no decorrer da qual foram entregues condecorações municipais (realizada no Teatro-Cine).

De referir ainda do programa da edição deste ano das Festas de Torres Vedras um conjunto de atividades de carater cultural - a visita guiada “Pastel de feijão: um doce património” (realizada em Torres Vedras, a partir do seu posto de turismo), a inauguração das exposições Vínculo de Vida e É uma bonita brincadeira! (que estão patentes na Paços - Galeria Municipal e no Atelier dos Brinquedos, respetivamente), o desfile de bandas filarmónicas do Concelho (realizado no centro de Torres Vedras, com concentração na praça fronteira ao Edifício Multisserviços da Câmara Municipal) e a oficina de cerâmica “Moringa de barro” (realizada no Porta 5 - Espaço Cultural) -, lúdico-desportivo - o 3.º Night Run Urban Trail (realizado a partir da Escola Secundária Henriques Nogueira), o Torneio de Petanca da Cidade de Torres Vedras (realizado na Praça da Liberdade), o Torneio de Golfe da Cidade de Torres Vedras (realizado no Dolce Campo Real) e o Torneio de Arco e Besta Histórica de Torres Vedras (realizado no Castelo) -, e lúdico-educativo - "O Rei manda…brincar no Feriado Municipal" (realizada na zona do Largo de São Pedro).

Em 2023 as Festas de Torres Vedras foram organizadas pela Câmara Municipal e pela empresa municipal Promotorres, tiveram como patrocinador oficial a Caixa Agrícola de Torres Vedras e como água oficial a Vimeiro, e contaram com o apoio das empresas AEG, Biotrab e Extincêndios, bem como com o apoio institucional das juntas de freguesia do Concelho.

Última atualização: 18.12.2023 - 17:04 horas