Festival continua a perpetuar a tradição do acordeão no Concelho

16.11.2023

Imagem do concerto de Martin Sued & Orquestra Assintomática

O Acordeões do Mundo teve recentemente a sua 20.ª edição.

A edição deste ano do festival decorreu entre os passados dias 27 de outubro e 10 de novembro, tendo apresentado como inovação a realização de sessões de gravação ao vivo do “Pontos nos Mis.”, podcast desenvolvido por Catarina Silva e Sónia Sobral, nas quais se abordou a história do acordeão em Portugal através do diálogo com diversos músicos convidados. As instalações do Académico de Torres Vedras e o Teatro-Cine foram os locais de realização dessas sessões.

Também no Teatro-Cine tiveram lugar os concertos do Acordeões do Mundo, que trouxe este ano ao palco da sala de espetáculos municipal torriense Martin Sued & Orquestra Assintomática, a Coletânea Estefânea (de Luís Fernandes, Sónia Sobral e Patrícia Lestre), o Noé Clerc Trio e Gabriele Mirabassi & Simone Zanchini.

Como não poderia deixar de ser, da programação do Acordeões do Mundo voltaram a fazer parte as “merendas do acordeão”, as quais, tendo como “epicentro” a cidade de Torres Vedras, estenderam-se a vários outros pontos do Concelho, abrangendo todas as freguesias do mesmo. Realizando-se ao final da tarde, quase sempre em espaços habituais de convívio (como cafés, restaurantes e bares), essas ações consistem, recorde-se, em atuações de acordeonistas tradicionais, o que é complementado pela prova de vinhos DOC e doces tradicionais.

O Acordeões do Mundo é um evento organizado pela Câmara Municipal, integrado nas Festas de Torres Vedras, o qual, saliente-se, assenta nos princípios estruturantes da política cultural municipal. Segundo o seu diretor artístico, Guilherme Gomes, realizando-se em propício ambiente outonal, este festival “traz ecos de tempos longínquos: lembra-nos de quando o acordeão era uma presença em adegas, acrescentando ao trabalho que resulta das vindimas a alegria da música. Quanto vinho não terá sido temperado pelo seu som?”

Última atualização: 15.12.2023 - 15:25 horas