Formação para professores abordou questões práticas para o ensino de Geologia e Biologia
07.12.2022

No passado dia 15 de outubro, 13 professores do concelho de Torres Vedras participaram numa formação sobre “Geo e Biodiversidade do Litoral Torriense”. A formação foi composta por uma parte teórica, realizada no Centro de Educação Ambiental, e por uma saída de campo à Praia Azul, permitindo a partilha de experiências e conhecimentos.
Esta formação esteve a cargo dos professores Carla Teles e João Paulo Santos (docentes no Externato de Penafirme) e foi realizada no âmbito do projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-Mar”.
A enorme diversidade existente no litoral do Concelho permite que professores e alunos desenvolvam aulas de campo, explorando temas como a abertura do Atlântico, a formação das arribas, os fósseis, as espécies que habitam na zona entre marés e as dunas.
O projeto “Conhecer para Preservar | Ouriço-do-Mar” é promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com o Externato de Penafirme, escola não agrupada que integra o programa educativo “Escola Azul” do Ministério do Mar. A estratégia de intervenção está estruturada em três eixos articulados entre si - Educar, Formar e Comunicar - onde se incluem 13 atividades.
Sobre o EEA Grants
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.
O EEA Grants tem como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais em www.eeagrants.gov.pt.