Formação política foi proporcionada aos jovens torrienses

08.06.2013

Numa sociedade em que a juventude está cada vez mais alheada das questões relacionadas com a política e a cidadania e concentra as suas atenções em outros focos de (des)interesse, a Câmara Municipal, a partir da Comissão Municipal da Juventude, tomou a iniciativa de promover um ciclo de formações/debates que teve como tema A Política contada aos Jovens.

Realizadas de fevereiro a junho, em espaços de diferentes entidades que integram a referida comissão, as seis ações da iniciativa subordinaram-se aos temas: “O Estado e o Poder Político em Portugal”, “Jovens e Política: que relação?”, “Os Direitos Humanos no contexto do mundo atual", “Portugal – Estado membro da União Europeia”, “Ser Cidadão Europeu” e “A Evolução do Conceito de Cidadania”.

Desta forma, os participantes puderam obter noções bastante úteis para a compreensão do panorama político atual, relativas às principais correntes ideológicas contemporâneas nos regimes democráticos, aos principais sistemas de governo praticados no mundo, à evolução da Democracia em Portugal, à cidadania, às competências do Poder Local ou à construção e a realidade da União Europeia.

De referir, ainda, que esta iniciativa decorreu de dados do Estudo de Caracterização da Juventude do Concelho que concluiu que “os jovens torrienses têm pouca atenção e participação na vida política”.

"(In)formar e consciencializar para melhor atuar" foi o lema da iniciativa A Política contada aos Jovens

Última atualização: 22.07.2013 - 18:32 horas