Torres Vedras

Gabinete de Apoio à Deficiência Visual

01.08.2016

Gabinete de Apoio  à Deficiência Visual

Com porta aberta desde o passado mês de outubro, o Gabinete de Apoio à Deficiência Visual (GADV) pretende contribuir para a promoção da autonomia e integração das pessoas com este tipo de deficiência.

O Gabinete atende, acompanha e encaminha os munícipes com deficiência visual e suas famílias, desenvolvendo ações em pareceria com a ACAPO e a Pax Optica,e servindo de mediador junto dos serviços públicos e privados na procura de soluções eficazes caso a caso.

O GADV desenvolve o treino de competências para a execução de atividades da vida quotidiana, promove cursos de orientação e mobilidade bem como ações de formação no domínio das tecnologias de informação e comunicação e do ensino de Braille, além de levar a cabo encontros de reflexão e visitas culturais.

Para acompanhar as atividades de orientação e mobilidade o GADV conta com o voluntário Fernando Martins, professor especializado em Educação Especial – Domínio Visual. Fazem também parte da equipa deste Gabinete Sandra Colaço, a responsável técnica, e Paula Osório, que presta apoio administrativo.

A abertura deste Gabinete veio trazer uma mais-valia no acesso da população a uma cidadania plena de direitos e deveres, sensibilizando a sociedade para a deficiência, combatendo os estereótipos e valorizando os munícipes com necessidades especiais.

Gabinete de Apoio à Deficiência Visual 

Praça 25 de abril, n-12

Torres Vedras

Telefone: 261 098 087 | gadv@cm-tvedras.pt

voltar ao topo ↑