I Encontro de Arquitectura e Urbanismo contou com participação considerável

12.11.2010

Pensar, Regenerar, Habitar foi o tema da primeira edição do Encontro de Arquitectura e Urbanismo organizado pela Câmara Municipal, que decorreu durante o mês de Outubro, no intuito de assinalar o Dia Mundial da Arquitectura.

Com este encontro, de carácter anual, procura-se estimular o debate e a reflexão em torno da arquitectura e do urbanismo praticados no concelho e sobre o seu contributo para a optimização dos processos de intervenção no território e a melhoria da qualidade dos ambientes construídos.

Da primeira edição dessa iniciativa realce-se as três conferências, realizadas em sextas-feiras ao final da tarde no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, que contaram com uma adesão considerável (cerca de 170 participações) e tiveram como temáticas: Distinguir a Arquitectura: A Legitimação do Valor e a Prática Profissional, Regenerar os Centros Históricos: Uma Perspectiva Integrada e Espaço Interior: Imagens de Sonho a Propósito de Habitar a Cidade Histórica.

Deste I Encontro de Arquitectura e Urbanismo organizado pela Câmara Municipal refira-se também o 1.º Fórum de Participação Pública do Torres ao Centro, realizado naquele auditório, que foi igualmente bastante participado e teve como principal objectivo esclarecer os moradores e os comerciantes do centro histórico de Torres Vedras sobre este programa de regeneração urbana; a entrega das distinções do Prémio Bienal de Arquitectura da Câmara Municipal (referente ao período 2008/2009), no átrio do edifício multi-serviços da autarquia; e a exposição alusiva aos projectos nomeados no âmbito também dessa mais recente edição deste prémio, no mesmo local.

De referir ainda que o tema escolhido para este I Encontro de Arquitectura e Urbanismo da Câmara Municipal prende-se com três acções que têm sido desenvolvidas no concelho: o Prémio Bienal de Arquitectura; o programa Torres ao Centro; e o Habitar Torres Vedras (um evento bienal sobre a reabilitação de habitações em contextos degradados).

Publicado: 22.04.2013 - 18:27 horas