Implementação do Projecto "Green Med"

21.11.2005

O 4.º Encontro no âmbito do Projecto "GreenMed" realizou-se entre os passados dias 16 e 18 de Novembro, em Torres Vedras.
Recorde-se que esta iniciativa, financiada pelo Programa LIFE da União Europeia, pretende fomentar a inclusão de critérios ambientais no processo de compra de produtos e/ou serviços, por parte dos organismos públicos, estando a ser desenvolvido mediante uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e o Instituto Nacional de Engenharia Tecnológica e Inovação (INETI), com o município grego de Neo-Psychico e a empresa helénica "EPTA, Lda".
Os trabalhos levados a cabo consistiram na definição e validação de um modelo de Aquisições Públicas Ambientalmente Orientadas, designado GPM (Green Profit Model), que tem como objectivo sistematizar a informação existente sobre este tipo de compras e transformá-la, por meio de um sistema electrónico, num modo interactivo de efectuar os procedimentos de aquisição. Com esta ferramenta, torna-se possível a existência de uma base de dados sempre actualizada e acessível na Internet.
O 5º e último Encontro, integrado no Projecto "Green Med", terá lugar no próximo mês de Junho, na Grécia. Na ocasião, serão avaliados os resultados dos Projectos-Piloto e das Acções de Formação, a fim de preparar, em cada país, um Encontro Final com parceiros de diversas instituições, que poderão ter um papel determinante na eliminação de barreiras condicionantes à implementação de novas políticas de aquisições públicas ambientalmente orientadas.

Última atualização: 22.11.2016 - 16:54 horas