Inauguradas as residências estudantis no centro histórico de Torres Vedras

21.11.2023

No dia 21 de novembro foram inauguradas as residências estudantis em pleno centro histórico de Torres Vedras, numa cerimónia que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues; com a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; e o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão.

Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal destacou que as residências estudantis consolidam o conceito de construção de um “Bairro Académico” no centro histórico,  iniciado em 2017 com a instalação do núcleo de formação do Politécnico de Leiria nesta zona nobre da cidade. “A construção deste ecossistema educativo concorre para a concretização da estratégia da Câmara Municipal na regeneração dos sistemas urbanos, respondendo às dinâmicas do território e às necessidades das populações”, referiu a autarca. Acrescentou ainda que estas iniciativas garantem a igualdade de oportunidades no ensino e a promoção do sucesso escolar, o que é também um desígnio do Município.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, referiu que a criação de residências estudantis é o resultado de um esforço conjunto entre o governo, a autarquia e as instituições do ensino superior e que vai permitir que os jovens consigam estudar e ganhar competências que lhes garantam a liberdade de escolha quanto ao seu futuro. “Vale a pena estudar. Estudar dá-nos liberdade”, referiu, perante uma plateia composta por muitos alunos do Politécnico de Leiria a estudar em Torres Vedras. A ministra sublinhou que estes projetos que beneficiam do Plano de Recuperação e Resiliência, e em especial as residências estudantis, serão recordados de forma muito positiva pela sua capacidade de transformação dos espaços em que acontecem.

Na sua intervenção, o presidente do Politécnico de Leiria agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, que afirmou ter sido fundamental para o alargamento da oferta formativa da instituição que conta com cinco escolas superiores e que procura adequar os seus cursos às necessidades dos territórios em que são lecionados. Carlos Rabadão afirmou que estas residências contribuirão para o aumento da procura pelas ofertas formativas do Politécnico e que o próximo passo será fazer deste núcleo em Torres Vedras uma escola com cursos diferenciados, nomeadamente na área da saúde.

A presidente da Câmara Municipal avançou também que, a 150 metros das residências, será criado em Torres Vedras um espaço de estudo a estar aberto até às 24 horas durante toda a semana, equipado de todas as condições para o apoio ao estudo autónomo dos alunos que frequentem o ensino secundário e superior.

Na visita aos espaços dos núcleos A e B das residências, a arquiteta Madalena Pereira explicou a dimensão ambiental do projeto, que incluiu soluções construtivas de promoção da circularidade dos recursos e da adoção de medidas de eficiência energética, salvaguardando o valor histórico dos edifícios.

Estes e outros atributos do projeto de reabilitação foram reconhecidos nos Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores 2022/2023 com a menção prata.

As residências estudantis, localizadas na Rua Trás do Açougue e na Travessa Luís Cardoso, destinam-se a alunos bolseiros e deslocados (nacionais ou estrangeiros) e já estão a ser ocupadas. A intervenção representou um investimento de 393.928 €, financiado em 326.550 € pelo Plano de Recuperação e Resiliência, ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.

Última atualização: 21.11.2023 - 20:00 horas