Iniciativas no Teatro-Cine

04.01.2010

A programação do Teatro-Cine referente ao 2.º semestre de 2009 chegou recentemente ao fim com um conjunto de espectáculos de qualidade.

Nesse âmbito, refira-se na área da música o último espectáculo da Temporada Darcos 2009: um concerto intitulado Música Tradicional Portuguesa, que foi levado a cabo pelo grupo Ensemble Darcos e pelo Coro de Câmara Lisboa Cantat (27/11). De realçar que neste concerto que foi dirigido pelo compositor torriense Nuno Côrte-Real (líder do Ensemble Darcos) e comentado por Eurico Carrapatoso, apresentou-se uma obra inédita da autoria deste último compositor, a qual foi encomendada propositadamente para aquela temporada.

Já na área do teatro, o Teatro da Comuna representou Do Desassossego, que se baseou em textos de Bernardo Soares - um heterónimo de Fernando Pessoa - e se integrou na actividade da associação Artemrede (7/12); e o Académico de Torres Vedras apresentou o espectáculo Mashup (5/12).

Também relacionado com a actividade da Artemrede foram apresentados três teatros de marionetas: Palavras de Caramelo, pela companhia espanhola Títeres de Maria Parrato (17/11); A Ver Navios, pela companhia S.A. Marionetas (14/11); e Toc-Toque, pela companhia francesa La Compagnie Du Petit Monde (13/11). A representação destes dois últimos teatros inseriu-se na Festa da Marioneta’09 organizada por esta última associação.

De referir, ainda, que na cafetaria do Teatro-Cine foi apresentado um ciclo de documentários intitulado Novo Olhar Português, organizado pelo Académico de Torres Vedras. Nesse âmbito foram exibidas as películas Vizinhos (21/11), O Lar, Ícaro e Mergulho (28/11), tendo-se proporcionado conversas com os realizadores da primeira (Tiago Figueiredo) e das duas últimas (Pedro Sena Nunes).

Publicado: 22.04.2013 - 18:24 horas