Instalações da SMART FARM COLAB foram inauguradas

30.07.2020

Imagem do descerramento da placa inaugural

Inovar a agricultura do Concelho, da região Oeste e do país, no sentido da sua digitalização.

É este o propósito principal da Associação SMART FARM COLAB, cujas instalações foram inauguradas ontem, dia 29 de julho, numa cerimónia que contou com as presenças da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A funcionar num espaço do INIAV (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), em Dois Portos, esta associação terá contratado até setembro sete colaboradores, pretendendo-se que no próximo ano esse número ascenda a 17.

De referir que a Associação SMART FARM COLAB é um laboratório colaborativo constituído por um consórcio de empresas privadas, instituições de investigação e universidades, visando a investigação aplicada na agricultura e abordando desafios atuais relacionados com esta área económica, incluindo as alterações climáticas, a inteligência artificial e a economia circular. Pretende ser uma referência nacional e internacional para a digitalização no setor agrícola. É missão da SMART FARM COLAB gerar soluções integradas de alta tecnologia de ponta nos setores de produção de horticultura, viticultura e fruticultura, através do desenvolvimento e implementação de estratégias de produção sustentáveis, utilizando técnicas inovadoras com elevada eficiência, bem como sistemas de monitoramento digital e em tempo real.

Na cerimónia de inauguração das instalações da SMART FARM COLAB, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, recordou o processo que levou à criação desta entidade, que partiu de uma candidatura liderada pelo Município para acreditação de laboratórios colaborativos, sendo que por meio da SMART FARM COLAB se pretende contribuir a partir de Torres Vedras para a implementação de um modelo de agricultura digital no país. Na sua intervenção, Carlos Bernardes recordou a importância do setor agrícola no Concelho (que contabiliza mais de 1.600 empresas e representa um volume de negócios anual de cerca de 200 milhões de euros), nomeadamente da vitivinicultura e da horticultura, um ativo que “carece de capacitação, carece de conhecimento”, tendo frisado a importância da “sociedade do conhecimento” estar envolvida no projeto que é a SMART FARM COLAB. De resto, segundo o presidente da Câmara Municipal, a localização deste laboratório colaborativo nas instalações do INIAV representa um “upgrade” para as mesmas, que tanto significado têm para a história da agricultura nacional, sendo que esse facto irá permitir “um trabalho em rede, em ecossistema”.

Após terem usado da palavra Samuel Pereira (vice-residente da direção da SMART FARM COLAB) - que apresentou uma retrospetiva do trabalho realizado por esta associação e projetou o seu futuro - e Nuno Canada (presidente do conselho diretivo do INIAV) - que afirmou que a instituição que dirige se tem posicionado para ser o "epicentro" da agricultura digital em Portugal, um desígnio nacional, que deve beneficiar não apenas a “grande agricultura”, mas também a “pequena agricultura” - foi a vez de intervir a ministra da Agricultura.

Maria do Céu Antunes referiu-se à SMART FARM COLAB como “uma iniciativa da maior importância para a agricultura e o país”, tendo frisado a premência “da agricultura e da ciência terem de dar as mãos”. “O conhecimento, a tecnologia têm estado ao serviço da agricultura, nomeadamente na agricultura mais competitiva”, afirmou na ocasião a ministra da Agricultura, salientando no entanto que “temos de ir mais longe” no aproveitamento dos recursos naturais por meio de tecnologia de ponta. “Precisamos de ter uma agricultura 4.0 “, realçou Maria do Céu Antunes na sua intervenção, afirmando que “na agricultura precisamos da digitalização, da tecnologia, da precisão”.

Já o ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior sublinhou o modelo de colaboração entre o setor público e o privado que está subjacente à conceção da SMART FARM COLAB, que terá como consequência o desenvolvimento do tecido empresarial local. Manuel Heitor referiu também na sua intervenção a importância do trabalho que a SMART FARM COLAB tem a fazer no sentido do aumento da produtividade agrícola e da diminuição do consumo de água e da utilização de produtos químicos na agricultura, que é uma prática bastante generalizada na região Oeste. No seu discurso o ministro da Ciência sublinhou também que os laboratórios colaborativos são fonte de criação de emprego altamente qualificado, sendo que existem outros 26 em Portugal, tendo a SMART FARM COLAB especificamente a missão de difusão de conhecimento junto da população por meio de atividades de formação.

Após a intervenção de Manuel Heitor foi efetuada uma breve apresentação da SMART FARM COLAB pelo seu coordenador científico, José Barata, bem como do projeto da Quinta do Pinto pelo diretor do mesmo, António Pinto.

A cerimónia de inauguração das instalações da SMART FARM COLAB chegou ao seu término com o descerramento da respetiva placa e uma visita às mesmas.

Mais informação sobre a SMART FARM COLAB pode ser obtida no respetivo site.

Última atualização: 08.10.2020 - 18:53 horas