Interculturalidade luso-brasileira é mote para concurso internacional de Cinema de Animação

15.03.2013

Está a decorrer o 2.º concurso internacional de Animação Bang Awards, que tem como temática “Povos Cruzados”.

De referir que a iniciativa é uma coprodução luso brasileira promovida pelo Município de Torres Vedras em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto (Brasil), que está integrada nas Comemorações do Ano de Portugal no Brasil e no Ano do Brasil em Portugal.

À semelhança da sua primeira edição, que teve como tema “As Linhas de Torres Vedras”, este concurso é novamente organizado pela Nau Identidade – Comunicação e Promoção Turística, Lda.

De realçar que o Bang pretende instituir-se como uma referência na promoção e divulgação do cinema de animação a nível internacional, assim como um apoio fundamental aos artistas lusófonos.

Esta iniciativa está aberta à comunidade de Arte Digital, Multimédia e, especialmente, de Animação, nacional e internacional, devendo os participantes ter mais de 18 anos. Compreende duas categorias: uma alusiva ao tema respetivo, e outra de tema livre.

O envio das candidaturas a esta segunda edição do Bang deve ser efetuado até 31 de dezembro deste ano, sendo que a divulgação dos vencedores acontecerá até 31 de março de 2014.

O Bang tem como objetivos a curto prazo: dinamizar o Cinema de Animação, bem como criar um espaço de exposição e promoção de trabalhos da respetiva área, a nível nacional e internacional; promover o concelho de Torres Vedras e Ouro Preto; envolver a comunidade de Animação, nacional e internacional, com as cidades de Torres Vedras e Ouro Preto; promover, por meio da webpage do Bang, a interatividade entre participantes na área do Cinema de Animação, incentivando a produção de conteúdos; contribuir para a divulgação de trabalhos e de figuras nacionais e lusófonas no contexto internacional de Animação; e promover os recursos culturais e turísticos de Portugal e Brasil. A médio e longo prazo pretende-se consolidar o concurso como um evento de referência nacional e internacional, e um momento agregador das comunidades das Artes Digitais, Multimédia e Animação.

O presidente do júri desta segunda edição do Bang será o prestigiado ator John Malkovitch. Fazem também parte desse juri: Paulo Branco (produtor português de Cinema que ao longo da carreira produziu filmes de David Cronenberg, Raúl Ruiz, Wim Wenders, Manoel de Oliveira, entre muitos outros); Joana Toste (realizadora portuguesa de Cinema de Animação, autora de trabalhos como “Cães Marinheiros”, “Pin-Toc-Nham”, “A Dama da Lapa” e “Serão”); Abi Feijó (realizador e produtor português de Cinema de Animação que fundou o Animatógrafo e a Ciclope Filmes e realizou obras como “Oh que calma”, “Os Salteadores” ou “Clandestino”); Marcos Magalhães (animador brasileiro com obra premiada, professor de Cinema de Animação na PUC-Rio e um dos fundadores do festival Anima Mundi); Marcelo Marão (animador brasileiro, realizador e produtor); Ricardo Pereira (ator português, um rosto conhecido na ficção televisiva, tanto portuguesa como brasileira); António Vale da Conceição (realizador macaense e gestor de projetos no Instituto Cultural de Macau); Ulisses Dias da Silva (diretor do Bang Awards, junta a experiência de ator e produtor de cinema e de concertos musicais à direção da SLINGSHOT - Design e Produções Multimédia, Lda e da NAU Identidade - Comunicação e Promoção Turística, Lda); e Ana Umbelino (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras).

Os prémios da iniciativa dividir-se-ão em três vertentes. Relativamente aos trabalhos subordinados ao tema “Povos Cruzados” o primeiro prémio será de 10 mil euros e o segundo um fim de semana para dois no Areias do Seixo Charm Hotel; no que se refere à categoria de trabalhos de tema livre o prémio será de 2.500 euros; e o prémio resultante da votação do público será de 1.500 euros.

O 2.º Bang Awards tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e do Governo de Portugal.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no seu site (acessível em: www.bang-awards.com).

Publicado: 22.04.2013 - 18:33 horas