Intervenção no Pinhal de Casalinhos de Alfaiata

16.02.2023

Fotografia do Pinhal de Casalinhos de Alfaiata.

A Câmara Municipal de Torres Vedras irá proceder a uma intervenção no Pinhal de Casalinhos de Alfaiata, de forma a responder ao risco de rutura total ou parcial muito elevado que se verifica nos pinheiros de grande porte.

Em causa estão pinheiros de grande porte que apresentam grande debilidade estrutural e fitossanitária, com a presença de carpóforos (vulgarmente designados por cogumelos) no tronco e colo, que indiciam doença irreversível presente ao longo de todo o eixo principal.

A intervenção irá contemplar a preservação de um núcleo de pinheiros de grande porte, localizado na zona sul, como memória real do pinhal anteriormente existente e da intempérie de 2009. Será definido um perímetro de proteção daquela área, sendo ainda assegurada a sua monitorização regular e a realização de intervenções tecnicamente adequadas, sempre que sejam necessárias.

Os restantes pinheiros de grande porte serão removidos, sendo plantados novos exemplares de Pinus sp.

Pretende-se, desta forma, salvaguardar os riscos inerentes à elevada vulnerabilidade daqueles pinheiros, que é agravada pela proximidade à Estrada Nacional 247 e à zona habitacional, bem como pela intensa utilização daquele espaço.

A intervenção deverá ocorrer ainda durante o mês de março, de forma a salvaguardar a segurança de pessoas e bens, e resulta de uma análise técnica realizada também por entidades externas.

Note-se que, no passado dia 18 de janeiro, um pinheiro de grande porte caiu junto ao parque de estacionamento, tendo atingido os contentores de Resíduos Sólidos Urbanos existentes no local.

A ciclogénese explosiva que afetou o Pinhal de Casalinhos de Alfaiata em 2009 provocou a queda de um grande número de pinheiros e aumentou a fragilidade estrutural de outros, que tiveram de ser abatidos no âmbito do Plano Municipal de Emergência.

As alterações no padrão de distribuição do vento no interior do pinhal (furto das grandes clareiras que resultaram da intempérie) e a praga do Nemátodo do Pinheiro levaram à realização de abates pontuais de exemplares mortos ou em risco de rutura ao longos dos últimos anos.

Desde 2009, a Câmara Municipal de Torres Vedras realizou ações de plantação de pinheiros mansos nas áreas de clareira, com o objetivo de promover o seu repovoamento e de mitigar a vulnerabilidade resultante da intempérie.

A Câmara Municipal de Torres Vedras agradece a compreensão.

Gabinete Técnico Florestal: 261 320 769 | 261 320 731 | gtf@cm-tvedras.pt

Última atualização: 16.02.2023 - 12:02 horas