Intervenção para prevenção de riscos de saúde pública

29.09.2018

Na sequência da existência de problemas associados à proliferação de aves nas imediações da Escola Básica Padre Francisco Soares e do Hospital de Torres Vedras a Câmara Municipal de Torres Vedras irá intervir no local para minimizar e prevenir riscos de saúde pública.

O assunto foi abordado no final da última Sessão da Assembleia Municipal, já depois de encerrados os trabalhos da Assembleia, tendo o presidente da Câmara Municipal informado os presentes de que a Câmara tinha conhecimento da situação e de que tinha consultado o Delegado de Saúde do ACES Oeste Sul.

O Delegado de Saúde afirmou que além da exposição da Câmara Municipal os serviços de saúde tinham também recebido exposições semelhantes por parte de trabalhadores do Hospital de Torres Vedras.

Tendo em conta que a presença de excrementos de aves possibilita o agravamento de patologias atópicas e que o elevado número de aves naquela localização tem resultado na acumulação de excrementos, penas, animais mortos nos espaços de recreio, telheiros vedações e rua de acesso exterior o Delegado de Saúde recomendou que fossem "tomadas medidas imediatas no sentido de obviar a proliferação de aves neste local de forma duradoura".

Assim, e depois de ouvir os representantes dos encarregados de educação da escola bem como a direção do Agrupamento, a Câmara Municipal de Torres Vedras procederá hoje à remoção das árvores que abrigam as aves causadoras de riscos para a saúde pública, tendo em vista a sua substituição por espécies de menor porte e, portanto, menos propícias ao desenvolvimento de concentrações de espécies avícolas.

Última atualização: 08.02.2019 - 16:23 horas