Intervenções em terrenos para prevenir incêndios

03.03.2009

Dando o exemplo, a câmara municipal procedeu à limpeza e desmatação de terrenos de sua propriedade (cerca de 30 ha), bem como à redução de densidades de árvores nos mesmos.

Evitar a ocorrência de incêndios foi o principal objectivo destas acções levadas a cabo nas freguesias de Dois Portos, A dos Cunhados, Ramalhal, Maxial, Ponte do Rol, São Pedro da Cadeira, Ventosa, Santa Maria do Castelo e São Miguel, São Pedro e Santiago e Silveira.

Com o mesmo intuito foram executadas as Faixas de Gestão de Combustível previstas para 2008 no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (o que consistiu também na realização de acções de limpeza e desmatação de terrenos e de redução de densidades de árvores nos mesmos que se situam em torno de aglomerados urbanos, habitações isoladas, linhas de transporte e distribuição de energia eléctrica, estradas e linhas de caminho de ferro).

Estas acções foram levadas a cabo por 274 proprietários particulares (aproximadamente 90 % dos notificados para procederem às mesmas), EDP - Energias de Portugal, REN - Redes Energéticas Nacionais, EP - Estradas de Portugal e Rede Ferroviária Nacional - REFER.

Publicado: 22.04.2013 - 18:20 horas