João Paulo Barrinha

01.10.2019

João Paulo Barrinha é uma figura incontornável do panorama da fotografia de Torres Vedras, local onde vive desde 1975. Nasceu em Cantanhede em 1964.

Iniciou o seu percurso profissional na fotografia no jornal Em Frente Oeste, onde também exerceu as funções de jornalista, tendo posteriormente trabalhado na zona de Lisboa como fotógrafo freelancer, colaborando com publicações como O Público, Diário de Notícias, Expresso ou Volta ao Mundo.

Depois de ter realizado diversas formações profissionais (nomeadamente no CENJOR e no AR.CO), viria a licenciar-se em Fotografia no Instituto Politécnico de Tomar em 2013.

Anos antes regressara a Torres Vedras, abandonando a atividade de fotojornalista e passando a praticar a fotografia como hobbie, o que levou a abordá-la de uma forma mais artística. “Para mim deixou de fazer sentido o fotojornalismo, entrei numa espécie de crise existencial, não sabia o que fazer à fotografia e foi então que me virei mais para uma parte cénica, para a fotografia de locais e não de pessoas”, explica o artista.

Foi nesse período que trabalhos seus integraram várias exposições coletivas realizadas em Torres Vedras, nomeadamente na Galeria Municipal e na Cooperativa de Comunicação e Cultura, espaços onde também realizou exposições individuais. Mais recentemente integrou uma mostra coletiva em Tondela e apresentou uma individual no Barreiro.

Voltando à atividade fotográfica a tempo inteiro, há cerca de seis anos criou em parceria com outros artistas o Walking Camera Project, uma iniciativa relacionada com a história da fotografia, nomeadamente com os seus primórdios, por meio do qual tem participado em diversos eventos por todo o país com uma câmara à la minute que o próprio construiu, ministrado ações didáticas e workshops, produzido projetos de autor também com uma estética revivalista, para além de apoiar a concretização de outros projetos pessoais.

João Paulo Barrinha refere, a propósito das raízes deste seu projeto, que: “Havia um senhor que aparecia nas praias de Santa Cruz, com o seu cavalinho e com a sua câmara de fotografia à la minute. Eu ainda me lembro de o ver, em meados dos anos 70, mas como era uma criança muito tímida, observava somente à distância. E não sei se foi isso que me marcou, mas o certo é que, só comecei a interessar-me por fotografia aos 18 anos, e foi só alguns anos depois disso, que comecei a pensar em fazer uma pequena experiência com esse género de fotografia. Mas nem sequer estava a pensar num verdadeiro projeto, seria somente para experimentar, numa praia. E foi só durante o curso superior de fotografia (quando estudei também história da fotografia) que me decidi a avançar com este projeto”.

De referir que atualmente João Paulo Barrinha colabora com a Sociedade de História Natural, tendo em conta o facto de também ter formação na área da fotografia científica.

Interessa-se por temáticas relacionadas com as questões da identidade - coletiva ou individual - e da memória: “memória coletiva, memória individual, não memória, gosto de explorar todas essas facetas de forma muito minha”, confessa. E encara o ato de fotografar como simultaneamente performativo e de ação social, constituindo ainda, uma importante ferramenta para a construção e descoberta pessoal.

Robert Frank, um fotógrafo que faleceu há pouco tempo, é uma das principais influências de João Paulo Barrinha. “Principalmente duma faceta dele, porque ele quando expunha, expunha o rolo inteiro, o espetador sentia-se submergido nas imagens, não nos limitávamos a ver as imagens, entrávamos lá dentro. Um minuto de vida tem tanta coisa, porquê só captar um momento? Isso influenciou-me tanto que parte do trabalho que faço atualmente passa por isso, por expor fotografias em sequências, é estar a meio caminho entre o filme e a fotografia”, explica o artista, que é também videógrafo.

“Faço o que gosto”, remata, “principalmente o ato de fazer fotografia, de pôr as mãos na massa, quase como se fosse bricolage, de absorver o mundo”.

Última atualização: 22.01.2020 - 09:14 horas