Jornadas Europeias da Cultura Judaica assinaladas de novo em Torres Vedras

08.09.2023

Imagem da intervenção de contextualização da exposição

O Município associa-se, em 2023, mais uma vez, às Jornadas Europeias da Cultura Judaica.

Uma das formas em que se consubstancia essa associação é por meio da apresentação, no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras, da exposição A Diáspora Judaica Portuguesa, a qual foi inaugurada nesse espaço na tarde do passado dia 3 de setembro e estará patente no mesmo até 1 de outubro. Trata-se de uma mostra itinerante produzida pela Editorial Chandeigne e apresentada em Portugal pela Associação Hagadá | Tikvá – Museu Judaico Lisboa, sendo composta por 19 painéis e dois vídeos, que abordam os destinos da diáspora dos judeus portugueses (iniciada no final do século XV), fazendo também uma contextualização desse processo histórico.

Na inauguração em Torres Vedras da exposição A Diáspora Judaica Portuguesa, a qual está em itinerância por espaços dos municípios da Rede de Judiarias de Portugal, esteve presente a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que, na ocasião, frisou o facto de a mostra complementar a exposição permanente do Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras. Também segundo palavras de Ana Umbelino, a atividade deste centro de interpretação é sistémica, pelo que se pretende aprofundar no futuro as relações entre o mesmo e o Museu Judaico de Lisboa, até de forma a atrair a Torres Vedras visitantes deste equipamento que abrirá futuramente portas na zona ribeirinha da capital (em Belém).

A outra iniciativa com que o Município se associa este ano às Jornadas Europeias da Cultura Judaica é a abertura, no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras, de um centro de documentação, o qual disponibiliza um acervo bibliográfico relacionado com a temática do judaísmo (que é também disponibilizado por meio do site da Rede de Bibliotecas e Centros de Documentação de Torres Vedras). Refira-se que esse centro de documentação funciona no horário do equipamento em que está inserido e no mesmo é proporcionada ligação à Internet para a realização de investigação.

A terminar o ato inaugural da exposição A Diáspora Judaica Portuguesa no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras, e após uma visita à mesma, que contou com uma intervenção de contextualização a cargo da técnica municipal Isabel Luna, teve lugar um momento musical, a cargo de Ricardo Meira, que interpretou com flauta obras relacionadas com a cultura e a identidade judaica.

De referir ainda que as Jornadas Europeias da Cultura Judaica são um evento anual, que tem lugar desde 1999, organizado pela Associação Europeia do Património Judaico, em torno de um tema central, inspirador de um vasto conjunto de atividades, que decorrem, simultaneamente, em todo o continente europeu, desde o primeiro domingo de setembro, de forma descentralizada, plural e aberta. O seu objetivo fundamental consiste em realçar a diversidade e riqueza do judaísmo e a sua importância histórica local e internacional, com a firme intenção de promover o diálogo, a inclusão e o intercâmbio cultural. A edição de 2023 das Jornadas Europeias da Cultura Judaica tem como tema “A Memória”. Mais informação sobre as mesmas pode ser obtida no respetivo site.

Última atualização: 11.09.2023 - 11:00 horas